Setecidades Titulo Conscientização
Programa da Sabesp recicla óleo de cozinha
Bia Moço
Especial para o Diário
05/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O descarte de óleo de cozinha é um conhecido vilão da poluição da água. A gordura, que não se dissipa, também causa prejuízos às redes de esgoto, em especial em dias de muita chuva, pois acaba obstruindo a passagem da água nos encanamentos. De olho no problema, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) – que atende municípios como São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra –, realiza ações de educação e conscientização ambiental para comunidade.

A companhia está em processo de negociação com as prefeituras de São Bernardo e Diadema para implementar o Prol (Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura). “Estamos levando esse projeto para o Grande ABC, mas já temos em funcionamento em diversas cidades atendidas pela Sabesp”, disse Hélio Rubens, assessor da diretoria metropolitana da companhia, que atende Capital e Grande São Paulo.

O objetivo do Prol é minimizar os impactos ambientais do descarte incorreto de óleo de fritura no solo e nas águas. De acordo com dados da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), atualmente o Brasil produz 3 bilhões de litros de óleo vegetal comestível por ano.

Outro projeto, o Nossa Guarapiranga, que prevê recolher o lixo que fica nas margens do manancial, chama atenção nas iniciativas. Desde 2014 a Sabesp realiza esse trabalho. “Na Guarapiranga, já recolhemos mais de 500 toneladas de lixo. No início retiramos itens pesados, até mesmo domésticos, e esse tipo de lixo acaba não acumulando mais. O que temos com frequência são as garrafas PET.” acrescentou Rubens.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;