Setecidades Titulo Desafio de Redação
Alunos aprendem a reutilizar lixo na prática

EE Oito de Abril estimula jovens a produzirem máscaras com papel jornal e caixa de papelão

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
05/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Conceitos como a reutilização de materiais recicláveis para confecção de arte, respeito ao meio ambiente e proatividade estão enraizados entre alunos da EE Oito de Abril, na Vila Helena, em Santo André. A instituição de ensino é uma das integrantes da 11ª edição do Desafio de Redação – concurso literário promovido pelo Diário – que, neste ano, propõe que estudantes das redes pública e privada da região discorram sobre o tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

O estudante Felipe Nunes Padovani, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio, considera que os bairros mais afastados são os que sofrem mais com a questão do lixo. Em sua redação, o jovem destacou a importância da atitude da população para solucionar o problema. “A gente não tem de ficar esperando. Deveríamos agir por nós mesmos. Comer uma bala e jogar o papel no lixo ao invés de no pátio. Estamos poluindo nosso próprio ambiente e é importante passar essa tradição para futuras gerações”, afirma.

“Foquei na conscientização a respeito de não poder jogar lixo na rua e os problemas que isso traz, como os bueiros entupidos. O descarte irregular é ruim, porque polui e causa problemas para a sociedade”, observa a aluna Stephanye Gomes, 16, que pretende cursar Medicina.

A escola, que conta com 950 alunos – entre Ensino Fundamental 2 e Médio –, é comandada pela diretora Maria do Socorro Amorim, 66 anos, que considera fundamental discutir sobre o lixo. “A conscientização é o primeiro passo. Se a gente não conscientiza, eles (alunos) não aprendem nunca”, afirma.

Um dos exemplos práticos está em recente projeto para confecção de máscaras decorativas a partir da reutilização de papel de jornal e caixas de papelão. “Trabalhamos desde a origem da máscara e sua importância na Grécia Antiga. Sugerimos que fizessem com jornal velho. Alguns alunos utilizaram a técnica para se expressar de forma profissional”, considera a professora de Artes Lúcia Helena Ribeiro, 57.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;