Setecidades Titulo
Santo André terá três UPAs até o ano que vem
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
27/01/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


O novo secretário de Saúde de Santo André, Nilson Bonome, anunciou ontem a construção de três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) na cidade, em parceria com o governo federal.

O chefe da Pasta afirmou que o objetivo é que a cidade disponha das três unidades até 2012. As UPAs do Bangu e da Vila Luzita estão mais maduras. A primeira deverá ser entregue ainda no primeiro semestre, enquanto a segunda está prevista para o fim do ano. A unidade do Centro fica para o ano que vem e será construída próxima ao PA (Pronto Atendimento) Central, com objetivo de desafogar o atendimento.

Bonome adiantou que estará em Brasília na próxima semana para se reunir com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pleitear outras demandas para Santo André. "Também vou pedir que libere algumas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) para a região do bairro Capuava", explicou.

O anúncio da construção da primeira UPA do município, que será erguida no estacionamento do PA do bairro, foi feito durante a segunda rodada de vistorias em equipamentos da rede municipal de Saúde.

Segundo Bonome, os próximos passos serão iniciar a elaboração do projeto a ser enviado ao governo federal e preparar o trâmite para abertura de licitação a fim de escolher a empresa responsável pela obra. Assim que a UPA for entregue, o objetivo é transformar o PA em hospital de clínicas para atender casos de baixa complexidade.

O secretário estima que a UPA do Bangu amplie em pelo menos 80% o atendimento realizado anualmente na rede pública. Bonome também adiantou que está em processo de aquisição nova máquina de raios X para o PA, que estava quebrada há mais de um ano. A compra deverá ser concluída em 30 dias.

Considerando os 25 primeiros dias do ano, já foram realizados 10.158 atendimentos no PA Bangu: 7.897 pela clínica geral e 2.261 via pediatria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;