Setecidades Titulo Reforço
São Bernardo contrata 240 médicos para rede pública

Aumento de profissionais é de 16% na Saúde
do município desde o início da gestão, em janeiro

Bia Moço
Especial para o Diário
01/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A rede pública de Saúde de São Bernardo conta com o reforço de 707 novos profissionais, sendo 240 médicos, 141 enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais funções do setor e administrativo. Ontem, 300 colaboradores participaram do evento de integração, realizado no anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo, e iniciam imediatamente as respectivas funções. A apresentação foi feita pelo prefeito Orlando Morando (PSDB).

Com o novo grupo, a administração aumentou em cerca de 16% o número de médicos na rede municipal – antes composta por 1.527 profissionais – desde o início da gestão, em janeiro. O chefe do Executivo explicou que somente foi possível contratar todos esses profissionais para a Saúde, em sete meses de mandato, porque reduziu 300 cargos comissionados. Além disso, para ampliar a carga horária do serviço uma readequação na agenda dos profissionais foi realizada, permitindo, assim, aumentar o atendimento em todas as unidades de Saúde, sem custos adicionais.

“Fiz questão de estar aqui. Esse é um número a ser comemorado sobre o aspecto de o quanto estamos priorizando a Saúde e, ao mesmo tempo, aumenta muito a nossa responsabilidade, pois são muitas pessoas envolvidas. O quadro de profissionais da Saúde de São Bernardo é maior do que o número de população de muitas cidades”, exemplifica o prefeito.

Orlando Morando comemorou a ação e disse considerar avanços significativos. “Em poucos meses conseguimos ampliar a rede, todo o planejamento é previsto em quatro anos. Avançamos bem, e temos de continuar avançando. A Saúde de São Bernardo ainda não está nos patamares que gostaríamos. É possível fazer melhor e vamos fazer”, admitiu.

No discurso, o prefeito lembra que a Constituição determina que as prefeituras gastem 15% da sua receita corrente líquida com Saúde. No entanto, ele afirma que a gestão já está 10% acima do que a lei prevê.

Para o secretário de Saúde da cidade, Geraldo Reple, a ação era como uma dívida com os munícipes e agora está paga. Além de apresentar a estrutura organizacional do sistema de Saúde, Reple falou sobre o governo estar honrando e cumprindo com a promessa de campanha.

“Saúde se faz com pessoas. A hora que você consegue contratar, treinar e capacitar profissionais, conseguimos oferecer atendimento melhor à população. Isso é fundamental. Nosso objetivo é melhorar o serviço, elevar a qualidade e poder dar à população um atendimento médico de qualidade, como tem de ser”, disse.

No encerramento do evento, Orlando Morando saudou os novos profissionais. “Cada paciente tem de ser tratado como único. Temos a obrigação de atender bem, com carinho, vontade e atenção. Temos de cuidar de forma humanizada de todos que chegarem às unidades de Saúde, além de tratar nossos pacientes como amigos. Juntos, conseguiremos elevar a qualidade do atendimento”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;