Setecidades Titulo Ensino Superior
Grande ABC leva conhecimento ao Peru
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


 Dois professores de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) do Grande ABC estão entre os sete selecionados pelo Centro Paula Souza em todo o Estado para ministrar capacitação no Peru. Os docentes das unidades Lauro Gomes, em São Bernardo, e Jorge Street, em São Caetano, embarcam entre hoje e amanhã para levar conhecimento nas áreas de Logística e Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), respectivamente, aos profissionais do Ensino Técnico do país latino-americano.

O primeiro a desembarcar, hoje, em Ica – na parte ocidental do Peru –, foi Laszlo Szabados Junior, professor da área de Mecânica da Etec Jorge Street desde 1988. Ele revela que é a primeira oportunidade de transmissão de conhecimento no Exterior. “Achei muito interessante essa experiência nova. Participamos de processo seletivo, entrevistas e fomos selecionados”, destaca, orgulhoso.

Na bagagem de conhecimento que o docente de Mecânica carregou até o Peru destaques para a união da didática correta ao material de apoio e infraestrutura ofertada pela unidade de ensino, itens considerados essenciais. “Vamos mostrar um pouco do que fazemos aqui, principalmente em relação à metodologia de aprender na prática”, observa. Um dos exemplos do ensino ofertado pela Etec é o incentivo à produção de projetos interdisciplinares, em grupos que proporcionem ao aluno a experiência do aprendizado na aplicação do conteúdo. “Nossa escola acredita muito nessa metodologia. O estudante tem interesse maior e participa mais”, ressalta.

A capacitação, que será realizada entre hoje e sexta-feira, é fruto de acordo entre o Centro Paula Souza e o Senati (Servicio Nacional de Adiestramiento em Trabajo Industrial) para intercâmbio e transferência de conhecimento e tecnologia. Ao todo, serão desenvolvidos trabalhos nas áreas de soldagem, desenho de máquinas, controle de processos e automação, logística, especialidade de operações, lean manufacturing e sistemas de injeção eletrônica e diesel.

Para Gilberto Cristiano, docente da área de Logística da Etec Lauro Gomes, a experiência é uma “honra”. “Fui aluno de Logística da Etec Lauro Gomes há 15 anos e é uma honra muito grande levar o nome do Brasil para outro país. Isso somente demonstra que a Etec é um referencial em termos de qualidade. Vamos trabalhar nas férias com orgulho”, brinca.

Dentro de sua capacitação, Cristiano pretende destacar a cadeia de abastecimento na indústria e apresentar aos docentes peruanos cases de empresas nacionais a internacionais de sucesso, como é o caso da GM (General Motors), Pepsi, Zara e Dell.

“Vamos abordar situações e discutir os modelos. O grau de industrialização do Brasil é maior do que o do Peru, o que nos dá certa expertise para passar esse tipo de conhecimento”, completa o professor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;