Setecidades Titulo
São caetano é considerada melhor cidade do Brasil
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
25/11/2009 | 07:49
Compartilhar notícia


A boa posição no IVJ Violência (Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência) não é primeiro índice de destaque indicando a boa qualidade de vida de São Caetano neste ano. Em agosto, o município foi o primeiro colocado no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), e em setembro, levou o posto de quinta melhor cidade para se trabalhar no Brasil.

No ranking da Firjan, São Caetano ficou com 0,9524 (numa escala de zero a 1). Em termos comparativos, a pior colocada foi Santa Luzia (BA), com 0,2928, em 5.560º lugar.

O IFDM analisa mais de 5.500 municípios do País e faz um cruzamento de dados nos quesitos emprego e renda, educação e saúde referentes a 2006.

O atraso de três anos é referente ao tempo necessário para que os ministérios consolidem os dados. Mesmo assim, o índice é hoje o instrumento mais eficiente para se avaliar o desenvolvimento no Brasil. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), da ONU (Organização das Nações Unidas), seria o mais próximo do IFDM, mas utiliza dados referentes ao censo, que é feito a cada dez anos. No último ranking que avaliou os municípios, em 2000, São Caetano conquistou a melhor pontuação do Brasil com 0,919.

Trabalho -A pesquisa que apontou São Caetano como a quinta melhor cidade para se trabalhar foi coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da FGV-RJ (Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro). O levantamento, que teve como objetivo avaliar o potencial dos municípios para gerar condições de desenvolvimento pessoal e profissional, levou em consideração três critérios básicos: Educação, serviços de Saúde e vigor econômico. Nesse último quesito, São Caetano teve a segunda melhor avaliação nacional, ficando atrás apenas de Barueri.

Nessa esfera, foram observados o PIB (Produto Interno Bruto) e a arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços) dividido pelo número de habitantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;