Diarinho Titulo
A chuva é intermitente ou ininterrupta?
Professor Pasquale
22/02/2009 | 14:01
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Na semana passada, tratamos de mais algumas palavrinhas que podem nos deixar em dúvida, seja pela grafia, seja pelo significado. Vimos palavras como seção, secção, sessão e cessão. Também vimos a dupla interseção e intersecção.

Vale a pena citar a palavra intercessão, que não vimos na semana passada. Trata-se do "ato de interceder", que é sinônimo de interferir. Numa frase como "Só consegui resolver o problema depois da interferência do diretor", pode-se substituir interferência por intercessão: "Só consegui resolver o problema depois da intercessão do diretor". Como sempre digo, embora seja raro o emprego de palavras como essa, ninguém morre por conhecê-las.

Outra palavra que engana muito é intermitente, que não é parecida com outra, não. O caso agora é diferente. Você já ouviu falar de chuva intermitente? Já ouviu alguém dizer, na televisão ou no rádio, que "chove intermitentemente desde anteontem"? O que significa isso? Que começou a chover e não parou mais? Não é isso, mas é o que muitos jornalistas querem dizer com "chuva intermitente" ou "com chove intermitentemente". Se chove intermitentemente desde anteontem, a chuva já foi e voltou várias vezes. Intermitente é o que sofre interrupções.

A chuva que não para não é intermitente; é ininterrupta. Quando chove sem parar, não chove intermitentemente; chove ininterruptamente. O que não sofre interrupções é ininterrupto; o que sofre várias interrupções é intermitente. Percebeu?

O caso de intermitente e intermitentemente é um dos tantos exemplos de palavras usadas com significado alterado. Quer outro? Vamos lá: você sabe o que significa feérico? Para dizer que alguém reagiu como fera, ou seja, com ferocidade, muita gente diz que determinada pessoa reagiu "feericamente" ou que a reação dessa pessoa foi "feérica". Pois bem, feérico não tem nenhuma relação com a ideia de fera, de ferocidade, de agressividade, de raiva ou coisa do gênero. A palavra feérico é de origem francesa e se refere ao mundo das fadas, da fantasia, da magia. Um ambiente feérico, portanto, é um ambiente mágico, fantástico, típico do reino das fadas.

No próximo domingo, a gente volta. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;