Setecidades Titulo
Padroeiro de Rio Grande tem festa até 4ª
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
16/01/1999 | 18:28
Compartilhar notícia


A comunidade católica de Rio Grande da Serra está em festa. Teve início sexta-feira a festa do padroeiro da cidade, Sao Sebastiao, e a Igreja Matriz, que leva o nome do santo, preparou diversas atividades para a comunidade. O encerramento será na próxima quarta- feira, dia 20, quando é comemorado o dia de Sao Sebastiao, feriado no município.

Todos os dias, a partir das 19h, é realizada missa e, logo após, tem início a quermesse ao redor da igreja, na qual a comunidade mantém diversas barracas de comidas e bebidas, além de jogos e brincadeiras. Durante a quermesse, acontecem shows musicais e apresentaçoes de grupos folclóricos da regiao. Neste domingo, depois da missa, será realizada a coroaçao da rainha da comunidade, que será escolhida entre 12 jovens.

Segunda e terça-feira, a missa dá lugar à hora santa. No dia 20, será realizada uma procissao a partir das 16h, em que os fiéis fazem a representaçao do martírio de Sao Sebastiao. A procissao, segundo o pároco da Igreja Matriz, Severino Gomes, irá reunir cerca de 600 pessoas. A procissao sairá do largo da Matriz, passando pela avenida D.Pedro I, com sentido à estaçao ferroviária. Depois o cortejo segue pela avenida José Maria Figueiredo e rua Aurélio Figueiredo. Depois da procissao, será realizada missa campal solene.

O padre Severino informou que diversos carros acompanharao o cortejo. "A comunidade irá entregar terços benzidos e lembranças de Sao Sebastiao aos motoristas." As pessoas que estiverem ao longo do caminho também irao receber lembranças do santo.

Martírio - O cristao Sao Sebastiao, cujos registros indicam que pode ter nascido em Narbona ou em Milao, na Itália, era soldado romano no exército do imperador Diocleciano, conhecido como o perseguidor de cristaos no final do século III. Sebastiao foi preso durante o expurgo pelo qual passou o exército entre 289 e 292, e foi condenado à morte pelo imperador. Ele sofreu em Roma o suplício do flechamento, mas nao morreu disso. Ele foi recolhido e cuidado pela crista Irene, que o curou para que o apresentasse à Diocleciano para a proclamaçao da fé.

O imperador ordenou novamente que Sebastiao fosse morto em 290 no estádio de Domiciano, desta vez a pauladas. Posteriormente seu corpo foi lançado nos esgotos de Roma para evitar que ele tivesse um enterro cristao. Mas de nada adiantou. O santo apareceu em sonho a uma mulher de nome Licínia e lhe indicou o lugar exato onde estaria seu corpo. No sonho, Sebastiao, pedia que fosse dado a ele uma sepultura crista dentro da Via Apia, no túmulo onde estavam os corpos dos apóstolos Pedro e Paulo.

Suas relíquias estao hoje distribuídas pela Itália. O crânio está em um relicário de prata no Vaticano e o corpo está na igreja de Sao Sebastiao, construída em torno do túmulo na Via Apia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;