Setecidades Titulo
Jogos de azar lideram Disque-Denúncia
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
13/09/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Os jogos de azar, especialmente as máquinas caça-níqueis, foram os crimes mais comunicados ao Disque-Denúncia pelos moradores do Grande ABC no primeiro semestre deste ano. Cerca de 28% das 5.177 ligações feitas em seis meses são referentes a esta ilegalidade, o equivalente a 1.475 denúncias. No ano passado, elas representavam apenas 13% do universo total, com 416 casos.

Os dados foram divulgados pelo Instituto São Paulo Contra a Violência parceiro da Secretaria de Estado da Segurança Pública no serviço.

No Estado de São Paulo, as denúncias contra jogos de azar aumentaram 136% em relação a 2007. No ano anterior, o registro nem aparecia entre os dez crimes mais comunicados. O aumento de ligações tem relação direta com a proibição de funcionamento de bingos no País.

Carteado, roleta, bingo e qualquer outro jogo que não exija habilidade, e sim, sorte, são considerados de azar e estão proibidos no Brasil desde 2004, quando o presidente Lula editou medida provisória que proibiu o funcionamento de bingos. Algumas casas, porém, funcionavam amparadas em liminares, que começaram a ser derrubadas.

Recentemente, algumas casas que trabalham com bingo de cartela conseguiram autorizações para funcionar mediante liminar expedida pela Justiça. Mas a proibição às máquinas fez com que muitas casas ilegais de caça-níqueis proliferassem e, respectivamente, o número de denúncias crescesse na mesma proporção.

Em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires, os jogos de azar lideram o ranking de denúncias. Em Diadema, Mauá e Rio Grande, o tráfico de drogas lidera a lista, assim como nos dois últimos anos.

Entre as 15 cidades da Região Metropolitana que mais denunciaram a prática ilegal de jogos, São Bernardo está em terceiro lugar com 476 ligações para o telefone 181 (só perde para Guarulhos e São Paulo), seguida de Santo André com 422. Diadema aparece na sexta posição com 349 casos, e em sétimo está São Caetano, que teve 175 denúncias. Mauá é o décimo município da lista com 147 registros.

Neste semestre, a região teve 595 casos solucionados a partir de comunicações feitas ao Disque-Denúncia. Deste total, 245 são de jogos de azar, mas elas não se referem, necessariamente, às ligações feitas nos seis primeiros meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;