Cultura & Lazer Titulo
Norma Bengell apresenta 'Dias Felizes' em S.Caetano
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
27/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Norma Bengell encena "Dias Felizes" amanhã, às 20h, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano . A peça do dramaturgo irlandês Samuel Beckett tem produção da Cia. da Matilde, de São Caetano, e direção de Emílio Di Biase.

O soturno texto de Beckett, tido como um dos maiores dramaturgos do teatro do absurdo, é de 1960 e conta a história de Winnie e Willie, um casal idoso.

A protagonista está enterrada, no início do espetáculo, até a cintura. Esperando a hora de dormir - metáfora para a morte -, ela sentimentaliza e enche de reminiscências as histórias que viveu. Na segunda parte, volta enterrada até o pescoço, quase sucumbindo à vida, mas sem deixar de lançar um olhar bonito sobre a sua trajetória. E a encará-la cheia de otimismo.

A protagonista clama, a peça inteira, pela participação do marido, Willie. Pede que ele se levante, que fale com ela. Em um momento, diz: "Você está aí? Ah, você deve estar morto, como os outros. Sem dúvida você morreu, como os outros. Ou foi embora e me deixou, como os outros."

A ideia de Alexandre Brazil, produtor do espetáculo em parceria com Biase, foi homenagear a atriz, que aparece enterrada em meio a latas de projetores de filmes. Telões no palco fazem o retrospecto da carreira cinematográfica de Norma - que já participou de mais de 60 filmes brasileiros e estrangeiros - com momentos importantes da sua filmografia, como a cena final, em que a protagonista da peça, já na hora de dormir, se depara com a protagonista da vida real, Norma Bengell, correndo nua pela praia, em Os Cafajestes (1962), filme que marcou sua carreira.

A força do texto, que fala sobre vazio e envelhecimento, somada à coragem de Norma ao assumir esse espetáculo aos 75 anos (depois de recente parte da carreira marcada pelo esquecimento), fazem dele um espetáculo imperdível.

Dias Felizes - Teatro. No Teatro Santos Dumont - Av. Goiás, 1.111, São Caetano. Tel.: 4221-8347. Amanhã, às 20h. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;