Setecidades Titulo São Bernardo
Prefeitura retoma programa Tempo de Escola no dia 25
Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
19/05/2017 | 07:20
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo anunciou que o programa Tempo de Escola retorna no dia 25, após novo chamamento público. Feito para atendimento de alunos do Ensino Fundamental no contraturno escolar com diversas atividades educativas, a retomada deve incluir 10 mil estudantes.

Conforme o prefeito Orlando Morando (PSDB) explicou, foi preciso realizar novo chamamento público, procedimento necessário para a contratação das ONGs (Organizações Não Governamentais). “Isso foi feito e dia 25 retorna. É um contrato que vai até dezembro. Serão 10 mil alunos beneficiados. Para os próximos anos deve diminuir (a quantidade de estudantes) por conta das escolas em tempo integral do programa Educar Mais”, disse, referindo-se ao programa inserido pela Prefeitura em fevereiro e que já colocou 1.200 crianças em tempo integral nas escolas. Inicialmente, o projeto ampliou a carga horária de cinco instituições de ensino da cidade de cinco para nove horas diárias, beneficiando crianças de até 10 anos.

Além de aprendizado obrigatório previsto na base nacional comum, como Português e Matemática, os alunos das instituições em tempo integral participantes do programa contam com disciplinas de robótica, grupos de estudos e línguas estrangeiras. Com aceitação positiva, a administração prepara a inclusão de mais unidades educacionais no segundo semestre e deve estender o programa, de maneira gradativa, ao longo deste mandato.

Apesar da nova iniciativa a pausa nas atividades do Tempo de Escola para reavaliação do projeto gerou reclamações da população no início deste ano. O poder público optou pelo fortalecimento do projeto, realizando intensa análise e processo de avaliação para a aceitação das ONGs parceiras, visando oficializar a melhor opção para a população.

“Todas as tratativas e prazos foram realizados de acordo com a legislação vigente, inclusive a Lei Federal número 13.019, de 31 de julho de 2014, que passou a vigorar em âmbito municipal a partir de 1º de janeiro de 2017”, informou a Prefeitura.

Orlando Morando reiterou que a administração nunca cogitou extinguir o plano. “Queremos que todos conheçam e tenham acesso a tudo o que envolve o interesse da cidade”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Suzana Dechechi, pontuou que o trabalho tem sido pela ampliação do ensino na cidade . “Isso, é claro, precisa obedecer aos trâmites legais, primando também por habilitação qualificada para todos os nossos equipamentos.”
colaborou Humberto Domiciano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;