Setecidades Titulo Criminalidade
Latrocínios permanecem estáveis em 2017
Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
16/05/2017 | 07:27
Compartilhar notícia


 O número de latrocínios, que é o roubo seguido de morte, permaneceu estável no Grande ABC neste trimestre. Foram registrados nove casos neste ano, número igual ao do mesmo período do ano passado, conforme dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado.

No período de 2017 foram somados quatro casos em Diadema, três em Santo André, um em São Bernardo e um em Mauá. As demais cidades não tiveram registros.

“Temos um País violento e, de acordo com a violência, esporadicamente dá algum salto. Ele (latrocínio) costuma ter uma proporção constante ao número de homicídios”, afirmou o especialista em Segurança pública e ex-secretário nacional de Segurança pública José Vicente da Silva Filho.

Conforme o delegado seccional de São Bernardo e de São Caetano, Aldo Galiano Júnior, os latrocínios registrados neste ano foram esclarecidos. Para combater o crime, ele destacou ações como apreensão de armas. “Também estamos apostando em operações, já que latrocínio também é o roubo, mas que não deu certo por consequências trágicas.”

As seccionais de Diadema e de Santo André (responsável por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) também realizam operações constantes.

Por nota, a PM (Polícia Militar) afirmou que a prevenção deste crime ocorre da mesma forma que para os roubos. Por isso, a corporação afirmou realizar estudo para direcionar ações de policiamento. “Diversas operações especiais vêm sendo organizadas pelos batalhões das sete cidades da região, com atenção às áreas com grande concentração e fluxo de pessoas. Dentre elas, citamos a ‘Operação Cavalo de Aço’, que visa abordar e fiscalizar condutores de motocicletas, meio de transporte bastante utilizado pelos criminosos.”

Questionada, a SSP informou que a PM deflagrou desde o mês passado 188 operações em todo Estado em 100 dias para coibir, principalmente, crimes contra o patrimônio. “As polícias atuam de maneira conjunta na região, o que resultou na detenção em flagrante de 1.951 pessoas de janeiro a março, além da apreensão de 206 armas de fogo. Esse trabalho resultou na diminuição de 6,3% dos roubos nos sete municípios. Vale ressaltar que latrocínios são ocorrências de roubo em que a ação do criminoso resulta em morte da vítima.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;