Setecidades Titulo
Hospital Mário Covas oferece vacinação para pessoas com Down
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
02/04/2009 | 07:48
Compartilhar notícia


O Hospital Mário Covas é sede do Crie (Centro de Imunobiológicos Especiais) do Grande ABC e oferece um calendário de vacinação diferenciado para crianças portadoras da síndrome de Down. A aplicação é feita mediante solicitação e pedido médico.

Portadores da síndrome de Down têm sistema imunológico mais frágil e costumam ser mais suscetíveis às viroses e infecções bacterianas. O calendário tem sete vacinas especiais, entre elas a de gripe, pneumocócica, meningocócica e catapora.

O programa de vacinação de portadores de Down já existia e estava vinculado ao Ministério da Saúde. "O governo do Estado de São Paulo aproveitou as comemorações referentes ao cinquentenário da descoberta da trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a síndrome de Down, e ampliou o programa com inclusão de novas vacinas no calendário", explica Munir Akar Ayub, coordenador do Crie-ABC e professor de Infectologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

Aqueles que moram longe do Crie podem passar por exame em unidade de Saúde mais próxima e solicitar as vacinas, caso necessário. Elas serão enviadas ao local da consulta.

O foco do programa é a população infantil, mas adolescentes e adultos também podem solicitar a vacinação especial. Em todo o País, estima-se que 300 mil pessoas sejam portadores da síndrome de Down.

A síndrome é causada por um erro genético, um cromossomo a mais no 21º par. Entre características dos portadores está a flacidez muscular. Em 40% dos casos são encontradas cardiopatias. Recém-nascidos com Down são mais suscetíveis às infecções respiratórias. "A deficiência auditiva também pode se manifestar, mas não é um dos problemas mais frequentes", diz o neuropediatra responsável pelo Ambulatório de Neurodificuldades da Faculdade de Medicina do ABC, Rubens Wajnsztejn.

O Crie-ABC ocupa três salas no terceiro andar do Hospital Mário Covas, que fica na Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, em Santo André. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pacientes que moram longe podem ligar para os telefone 2829-5165 e 2829-5177 para obter mais informações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;