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Golpe lesa correntista em São Caetano
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
21/05/2003 | 20:50
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Correntistas de três agências do banco HSBC, em São Caetano, tiveram suas contas correntes violadas e o dinheiro furtado. Em 24 horas, cerca de 15 vítimas foram até o plantão da Delegacia Sede de São Caetano para registrar boletim de ocorrência. A polícia acredita que outras pessoas possam ter sido vítimas, mas ainda não registraram queixa. O prejuízo dos que foram até a delegacia somava mais de R$ 9 mil. A polícia ainda não sabe como o golpe aconteceu, mas existem duas hipóteses: cartões clonados ou violação por meio de Internet.

O crime só foi percebido depois que alguns clientes tiraram extrato de suas contas e constataram que haviam sido feitos saques indevidos. De acordo com Marco Antônio Alvarez Barreiras, delegado-titular do 1º Distrito Policial de São Caetano, que investigará o caso, ainda não se pode afirmar que o crime tenha sido cometido por uma única pessoa, já que os saques foram efetuados em agências diferentes. “Pode ser que tenha sido só um estelionatário, mas existe a possibilidade de a fraude ter acontecido por meio de Internet. Faremos contato com a delegacia especializada em crimes pela Internet de São Paulo e verificaremos se outros casos têm acontecido em outras regiões”, disse.

A primeira providência tomada por Barreiras foi oficiar a agência central do HSBC para verificar uma possível instalação de aparelhos de clonagem nos caixas eletrônicos. “Caso não seja constatada nenhuma irregularidade nos equipamentos, apuraremos a hipótese de ser um grupo de pessoas que tenha tido acesso aos dados dos clientes por outro meio”, afirmou Barreiras.

Repetição – Essa não é a primeira vez que clientes do HSBC têm suas contas violadas (leia reportagem abaixo). No ano passado, a comerciante Luciana Assis de Oliveira da Silva, 26 anos, teve problemas com sua conta. Na época, foi efetuado um saque indevido de R$ 400. Dessa vez, Luciana verificou um saque de R$ 312,24. “Pelo que o gerente me explicou, o dinheiro saiu da minha conta como compra em débito automático. Não dá para entender como pode acontecer isso. Quando a gente trabalha com banco, é para ter segurança”, disse.

Em nota oficial, o HSBC informou que, ao tomar conhecimento de que alguns clientes de São Caetano haviam sido vítima de ‘meliantes que efetuaram clonagem de cartões nos caixas de auto-atendimento’, o banco bloqueou todos os cartões utilizados em suas máquinas. A nota diz ainda que as contas correntes foram verificadas e os clientes vitimados, avisados.

Quanto ao ressarcimento dos saques indevidos, o HSBC garantiu que todas as vítimas serão ressarcidas do extravio e dos encargos. A contar da entrega do boletim de ocorrência na agência, o banco estipula prazo de 48 horas para fazer a devolução. Entretanto, a nota oficial da instituição financeira afirma que “parte dos clientes está sendo ressarcida imediatamente após a entrega do documento”.

O banco não informou o critério usado para ressarcir imediatamente nem quantos clientes foram vítimas do golpe, mas afirmou que sua área de segurança está acompanhando o caso e está à disposição dos órgãos policiais para fornecer informações que contribuam nas investigações.




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