Cultura & Lazer Titulo
Secretário de Cultura de Sto André define prioridades
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
27/01/2001 | 17:32
Compartilhar notícia


Os primeiros meses de Acylino Bellisomi à frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Santo André deverão ser dominados por discussões sobre as prioridades da política cultural para a cidade. A novidade é que essas discussões acontecerão em locais chamados “espaços de cumplicidade” e as primeiras reuniões serão levadas a cabo na livraria Alpharrabio, um espaço privado, segundo ele, “de bastante atividade cultural”.

Bellisomi foi convidado para o cargo pelo prefeito Celso Daniel e, para a dirigir seu Departamento de Cultura, Marta de Betânia Juliano, ex-diretora de Cultura de Diadema. Ela acredita que não se devem repetir modelos de administração em realidades diferentes, mas a inclusão social pela via da formação e a continuidade da descentralização da cultura já estão na pauta.

A Secretaria ainda não tem orçamento definido para suas atividades, que devem começar efetivamente em março. Abril será um mês especial em função das comemorações dos 30 anos do Teatro Municipal, a menina dos olhos da nova administração nestes primeiros meses. O espaço foi fundado em 1971 e, na época, o então presidente da Comissão de Cultura foi justamente Bellisomi. Está prevista ainda uma ampla reforma do Cine-Teatro Carlos Gomes e a possível construção da Pinacoteca.

Mas ação concreta mesmo, só em março, quando orçamento, programação e futuras parcerias devem estar definidos, assim como um trabalho de integração regional envolvendo secretarias de Cultura das cidades administradas pelo PT, particularmente São Paulo. A palavra de ordem dessa etapa inicial da gestão é trabalho integrado em equipe, apesar de a conceituação de cultura ainda estar sendo definida no gabinete.

Leia trechos da entrevista com Bellisomi e Marta de Betânia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;