Setecidades Titulo
Estragos e confusão marcam tarde de temporal no ABC
Mário César de Mauro
e Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
15/12/2003 | 23:56
Compartilhar notícia


O temporal que desabou no fim da tarde desta segunda sobre o Grande ABC causou estragos em cinco das sete cidades da região. Em São Bernardo e Diadema praticamente não choveu, porém nos outros municípios a chuva forte veio acompanhada de granizo e ventanias que provocaram quedas de árvores, desabamentos, soterramentos e falta de energia em vários bairros. O caso mais grave ocorreu em Rio Grande da Serra, na rua Corumbatá, no Jardim Raquel, onde bombeiros e homens da defesa civil escavavam a procura de uma mulher e um bebê – mãe e filha.

A casa onde moravam Sônia, 33 anos e Luana, de oito meses, deslizou por cerca de 15 metros de altura e caiu sobre outra residência na parte baixa do morro. O fato ocorreu por volta das 19h, quando o temporal vindo de Santo André chegou ao município. A informação do desaparecimento da mãe e da filha era confirmada por homens dos bombeiros e defesa civil.

As equipes de socorro, porém, não acreditavam na hipótese de mãe e filha serem resgatadas com vida dos escombros. Equipes das defesas civis de Mauá e Ribeirão Pires foram enviadas a Rio Grande para reforçar as buscas. Uma máquina escavadeira de Ribeirão foi enviada ao local do acidente. O mesmo ocorreu com homens dos bombeiros de outros municípios. Até as 22h30 desta segunda nenhuma das vítimas havia sido encontrada.

A garota Rafaela, 12, por pouco não foi levada pelo deslizamento do morro do Jardim Raquel. Ela foi buscar um rodo na parte alta e, minutos depois de ter descido, a terra veio abaixo.

Em Santo André, a Defesa Civil registrou mais de 50 ocorrências sem vítimas. As quedas de várias árvores sob os fios de alta tensão, duas delas na avenida Portugal e na rua Laura, fizeram com que houvesse apagão na região Central e bairros vizinhos, solucionado por volta das 22h30 desta segunda.

Segundo o chefe da Defesa Civil de Santo André, Rafael das Neves, várias casas da favela dos Missionários e Toledânia tiveram os telhados destruídos pelo granizo, algumas famílias ficaram parcialmente desabrigadas. Na avenida Dom Pedro II, próximo à divisa com São Caetano, um outdoor caiu sobre um muro e levou os fios de alta tensão.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mauá, o caso mais grave ocorreu na avenida Ayrton Senna, uma Kombi com três vítimas leves, porém presas nas ferragens, bateu num poste de energia que caiu.

Um toldo de um prédio comercial da rua Paraguassu, no bairro Santa Maria, em São Caetano atingiu um Corsa. Diversas árvores caíram e levaram fios de alta tensão dos postes, por isso os bairros Santa Maria, Barcelona e Olímpico ficaram sem luz.

Houve queda de barreira na rua Carlos Silvério, no Jardim Valentina, em Ribeirão, duas cadas foram atingidas e as famílias estão desabrigadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;