Cultura & Lazer Titulo
TV Cultura faz 'Carnaval alternativo'
Gustavo Baena
Da Redaçao
27/02/2000 | 17:33
Compartilhar notícia


  A TV Cultura vai passar longe dos sambódromos carioca e paulista no Carnaval deste ano. Mas, apesar de nao transmitir os desfiles das escolas de samba, a emissora nao deixará a folia de lado. Para tanto, já definiu uma programaçao diferenciada. Durante os quatro dias que concentram a maior festa popular do país, serao exibidos musicais, documentários e programas jornalísticos temáticos como alternativas de entretenimento e informaçao.

No sábado (dia 4), a partir das 9h30, a atraçao é o documentário Joaozinho Trinta - O Homem, O Artista e a Beija-Flor, que retrata a trajetória e o trabalho do carnavalesco por meio de depoimentos dele próprio, de intelectuais, artistas e amigos. Depois, estréia a série musical No Butiquim do Martinho, com Martinho da Vila e sambistas convidados. Totalmente gravada no bar do cantor e compositor, no bairro de Vila Isabel, no Rio, a série traz quatro programas que vao ao ar sempre às 21h, no sábado, domingo, segunda e terça-feira. "É uma mistura de informaçao, música e bate-papo, terminando com uma conversa sobre o Carnaval carioca", diz Martinho.

As 22h, o Cine Brasil exibe a comédia musical Quem Roubou Meu Samba?. Ainda no sábado, às 23h30, o destaque é Maracatus de Baque Virado, programa que destaca a influência dessa manifestaçao cultural no Carnaval de Pernambuco. Meia hora depois vai ao ar o documentário sobre a folia baiana Entre Cordas, Cachês e Abadás.

O especial O Nascimento do Passo abre a programaçao de domingo (dia 5), às 17h. A atraçao resgata a trajetória do mestre Nascimento do Passo, que catalogou os passos do frevo pernambucano ao longo de 30 anos. As 20h, As Faces do Mundo apresenta o documentário inédito Tambores, Ritmos Originais do Brasil, com Carlinhos Brown, Zeca Baleiro e Ariano Suassuna. O programa traça um histórico do uso do tambor no Brasil. Já às 23h30, o documentário Se a Lua Contasse traz histórias de antigos carnavais nas vozes de Paulinho da Viola e Aracy de Almeida, entre outros.

Na segunda-feira (dia 6), às 22h30, o jornalista e compositor Nelson Motta é o entrevistado do Roda Viva. Ele fala de seu livro Noites Tropicais, uma visao pessoal sobre a trajetória da MPB entre 1958 e 1992. Na terça-feira vai ao ar o último No Butiquim do Martinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;