Cultura & Lazer Titulo
Correios vao lançar Sedex OnLine
Do Diário do Grande ABC
22/11/1999 | 15:44
Compartilhar notícia


Os Correios estao investindo este ano o equivalente a US$ 30 milhoes na instalaçao de uma plataforma de rastreamento de encomendas expressas, com mais de cinco mil pontos em todo o país, apostando na expansao do comércio eletrônico.

No próximo dia 29, a empresa vai lançar a primeira fase do projeto Sedex Online, criando uma área no site dos Correios com um programa de emissao de etiquetas, formulários, calculador de postagem e gerenciador de remessas. O programa está em fase final de testes por dez clientes dos Correios.

Hoje, todo o processo é feito em papel, mas com o download do novo programa, o cliente poderá entregar na agência um disquete com as informaçoes necessárias à remessa. A partir de janeiro, o sistema vai ser incrementado com o rastreamento da encomenda pela Internet - a partir da queixa de um consumidor, a empresa-cliente dos Correios poderá identificar onde está parada a remessa. Apenas em março o sistema estará implantado integralmente.

O Sedex representa para os Correios receita superior aos R$ 600 milhoes ao ano, sendo cerca de 70 mil encomendas. Com a expectativa de crescimento do comércio eletrônico no país, essa receita deve aumentar. "Temos certeza de que vai aumentar muito", afirmou o assessor executivo da diretoria Comercial dos Correios, Marcos César Alves Silva.

A empresa ainda nao fez qualquer projeçao de quanto vai crescer esse mercado. Segundo Silva, é difícil avaliar até o impacto que a Internet teve até agora sobre o Sedex porque os comerciantes que abriram lojas virtuais já eram clientes dos Correios. "É difícil ter essa transparência", comentou.

Os Correios detêm hoje entre 50% e 70% do mercado de encomendas expressas do país. Nos últimos dois a três anos, o Sedex registrou expansao modesta entre 2% e 4%. "Como a economia do país", afirmou Silva. "Mas esperamos crescimento muito maior no ano 2000", disse. Uma encomenda expressa demora apenas um dia para chegar de Porto Alegre (RS) a Manaus (AM).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;