Setecidades Titulo Após fim da greve
Mesmo após fim da greve, ruas seguem tomadas por sacos de lixo

Área central de São Bernardo ainda concentra sujeira pelas calçadas

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Apesar do fim da greve dos coletores de lixo de São Bernardo na noite de quarta-feira, a limpeza urbana da cidade ainda não foi normalizada. Na tarde de ontem ainda era possível verificar acúmulo de sacos de resíduos pelas calçadas e vias públicas na região central do município e em bairros vizinhos, como é o caso do Jardim Olavo Bilac.

Em frente à lanchonete onde trabalha a balconista Evelyn dos Santos, 17 anos, o lixo está acumulado desde o início da semana. Segundo ela, na noite da quarta-feira caminhões da SBC Valorização de Resíduos chegaram a recolher alguns sacos de resíduos, mas não foi suficiente para normalizar a situação. “Catadores e animais reviraram o lixo e deixam os sacos abertos. Temos problemas com mau cheiro. Muitos clientes reclamaram.”

O caminhoneiro Leonidas dos Santos, 55, afirmou que ponto de acúmulo na Rua Rodrigues Alves, no Jardim Olavo Bilac, não é recolhido desde o início da semana. “Já temos problemas com infestação de pombos, o que piorou com esse monte de lixo.”

Conforme o Consórcio SBC Valorização de Resíduos, as equipes já estão efetuando a coleta segundo a frequência normal de execução. “Devido ao atraso dos últimos dias, os serviços devem ser estendidos até a normalização”, informou, em nota.

A greve foi encerrada após promessa de acerto dos salários e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos 800 coletores e varredores até segunda-feira. Os profissionais estão sem receber há 74 dias.

“Apesar da grande dívida ser do passado (o Consórcio cobra R$ 68 milhões da Prefeitura), a empresa nunca ficou tanto tempo sem receber nada, mesmo que parcialmente. O último recebimento foi no fim de outubro e início de novembro de 2016. Se continuarmos até o final de fevereiro nessa condição, serão quatro meses sem receber nada. Isso é insustentável”, afirmou a SBC Valorização de Resíduos.

O consórcio de empresas também salientou que notificou a Prefeitura sobre a retomada dos serviços, o que, conforme o Paço, não tinha sido feito até a noite de quarta-feira, “O problema não foi resolvido. Apenas ganhamos tempo para continuar dialogando com o município”, considerou a SBC Valorização de Resíduos.

A Prefeitura não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;