Setecidades Titulo
Queima de bombas provoca falta d’água em 3 cidades
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
04/02/2003 | 20:49
Compartilhar notícia


Moradores de São Bernardo, Diadema e Santo André tiveram problemas com o fornecimento de água nos últimos dias devido à queima de um conjunto de bombas na ETA (Estação de Tratamento de Água) Rio Grande, mantida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na represa Billings. São Bernardo e Santo André devem ter o problema solucionado nesta quarta. Em Diadema o problema deve persistir durante o dia, com falta de água em alguns bairros.

A ETA possui oito conjuntos de bombas que vem sendo substituídas com o objetivo de aumentar a captação de água – de 4,2 mil litros por segundo, quantidade retirada do manancial no ano passado, para 5 mil litros por segundo, quantidade que será retirada a partir de março, de acordo com a assessoria de imprensa da Sabesp.

No último sábado, o grupo de bombas número três queimou e, como a empresa havia tirado de operação o grupo sete, a quantidade de água captada diminuiu. Com isso, bairros em regiões altas de São Bernardo, Diadema e Santo André ficaram sem água. A assessoria de imprensa da Sabesp afirmou que o problema não tem relação com o buraco que apareceu na semana passada no dique que separa o braço Rio Grande do corpo principal da represa. O buraco foi reparado no final de semana.

Segundo o DAE (Departamento de Águas e Esgoto de São Bernardo), houve desabastecimento nos bairros Batistini e Alvarenga e nos jardins Represa e Silvina, além do bairro Demarchi.

“Tivemos de comprar vários galões de água mineral”, disse o vigia José de Souza Santos, 39 anos. Segundo Santos, morador do Demarchi, cerca de trinta casas da rua Francisco Tollotti e vias próximas estão sem água desde sábado. Santos e a mulher, Vanilda, chegaram a recorrer à casa de moradores de partes mais baixas do bairro para tomar banho.

Em Santo André, de acordo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Básico de Santo André), cerca de 125 mil pessoas foram afetadas com o problema de captação da Sabesp na represa. O reservatório Paraíso, único na cidade abastecido pelo sistema Rio Grande, teve déficit na quantidade de água recebida nos últimos dias.

Com isso, vários bairros ficaram com problemas, como Jardim Cristiane, Vila Assunção, Jardim Oriental, Jardim do Pilar, Vila Floresta, Vila Scarpelli e Jardim Bom Pastor. Segundo a assessoria de imprensa do Semasa, a situação deve ser normalizada às 7h desta quarta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;