Cultura & Lazer Titulo
Vírus na web são destinados aos crimes cibernéticos
Guilherme Yoshida
Do Diário do Grande ABC
14/11/2006 | 22:50
Compartilhar notícia


A grande maioria dos novos vírus lançados na internet estão relacionados ao crime cibernético e foram criados por ladrões virtuais para enganar internautas e obter benefícios econômicos a partir do roubo de dados bancários.

Segundo o relatório de novas pragas virtuais, realizado pela Panda Software, o primeiro semestre registrou que 88% dos vírus atuais são destinados aos roubos de dinheiro pela web.

Deste total, 54,4% correspondem aos conhecidos cavalos-de-tróia. Os bots – um tipo de código malicioso que funciona de modo automatizado dentro do PC para realizar ataques – aparecem em segundo lugar na lista das pragas mais identificadas, com 16%. Já os backdoors – que realizam invasões para ter acesso ao sistema e dados de um computador – vêm em seguida, com 12% do total.

Dialers, adwares e spywares constituem o restante dos vírus listados. “Para conseguir benefícios econômicos via roubo de dados bancários, os piratas virtuais estão cada vez mais ousados e criam uma quantidade maior de exemplares deste tipo de vírus”, comenta o CEO da Panda Software Brasil, Ricardo Bachert.

“O internauta só não será surpreendido se possuir ferramentas de segurança e com atualização constante”, completa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;