Diarinho Titulo Contra

Nem todos concordam com o trabalho dos bichos

11/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

ouça este conteúdo

No passado, o adestramento era feito de forma muito rígida. Aos poucos, foram desenvolvidas técnicas menos agressivas, que apresentaram melhores resultados. Apesar de os treinadores afirmarem que os bichos são bem tratados, nem todos concordam com a participação deles em filmes, novelas e comerciais.

Segundo as organizações de proteção animal, o trabalho causa estresse, principalmente por acontecer em ambiente fechado, diferente do que está acostumado, com ar-condicionado e cheio de gente.

Os treinamentos de animais nos circos sempre foram bastante criticados. Em geral, eram feitos à base de castigos, como choques e chicotadas. Além disso, não recebiam alimento caso não fizessem o que fosse pedido. Para acabar com o problema, em 2005, foi criado em São Paulo o Código Estadual de Proteção aos Animais. Estabelece normas para a proteção, defesa e preservação. Proíbe, por exemplo, a apresentação de bichos em espetáculos circenses. As punições variam, podendo ser multa ou perda da guarda do animal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;