Setecidades Titulo
Empresa 'transplanta' jatobá em Diadema
Valéria Cabrera
Da Redaçao
23/04/2000 | 18:39
Compartilhar notícia


  Na altura do número 2.900 da avenida Antonio Piranga, em Diadema, um jatobá - espécie nativa do Brasil, mas dificilmente encontrada em áreas urbanas - terá um destino diferente de tantas outras árvores que simplesmente sao derrubadas para dar lugar ao concreto. Como está no local onde será erguida a nova sede da Bauen Construtora, a empresa contratou especialistas para transplantar a árvore, que tem aproximadamente 10 m de altura, para outro local do terreno.

"Pedi um estudo para saber que espécies de árvores existiam no terreno e descobri que o jatobá é difícil de ser encontrado nas cidades nos dias de hoje", disse o gerente de marketing da empresa, Marcelino Luz Alves. A árvore será retirada da área central do terreno destinado à construçao e replantada em uma das laterais, para que possa proporcionar sombra e servir como decoraçao.

A sangria, como é chamado o início do processo de transplante de uma árvore, começa na próxima quarta-feira. Uma parte da terra existente ao redor das raízes será retirada para que a árvore se acostume com o deslocamento. Somente após 30 dias é que o jatobá poderá ser totalmente retirado da terra e replantado em outro local.

Alves disse que a empresa também vai plantar outras espécies pela cidade, para compensar algumas árvores que tiveram de ser cortadas no terreno. Segundo ele, o transplante tem como objetivo preservar a espécie. "Vamos para Diadema (hoje, a empresa fica em Sao Caetano) seguindo a política de meio ambiente da Prefeitura", disse Alves, referindo-se ao projeto Manacá - Transplantando para Salvar.

Lançado pela Prefeitura de Diadema em 21 de setembro do ano passado, Dia da Arvore, o projeto tem como objetivo salvar árvores adultas que estao em área urbana e necessitam sair do seu local de origem por estarem causando algum tipo de problema. O trabalho é realizado principalmente em calçadas, onde foram plantadas árvores com raízes muito grandes em pequenos espaços. No lugar da árvore retirada é colocada uma outra espécie compatível com o espaço.

O coordenador do Departamento de Meio Ambiente, José Contreras Castilho, disse que o exemplo dessa empresa deveria ser seguido por todas as outras, para que a cidade ficasse mais verde e bonita. O viveiro de plantas do município fornece mudas para os interessados em plantar árvores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;