Setecidades Titulo
Moradores desconfiam de conta aberta em Mauá
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
05/02/2011 | 07:44
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá abriu nesta semana uma conta bancária para arrecadar doações para famílias prejudicadas pelas chuvas na cidade. Até ontem, porém, a administração não informou como será a transparência dos gastos. Moradores ouvidos pelo Diário criticam a decisão do prefeito Oswaldo Dias (PT) de pedir dinheiro à população, que já paga impostos.

O aposentado Paulo Teixeira, 56 anos, diz não confiar em como a Prefeitura fará uso do dinheiro. Ele doou neste ano cestas básicas para algumas famílias que perderam residências. "A doação tem de ser feita direto para as pessoas. Quem garante que a Prefeitura não vai usar esse dinheiro para outras coisas?", questiona.

Oficialmente, a administração não comentou o assunto. Porém, publicou o número da conta-corrente para os depósitos no site da Prefeitura. A nota não informa, contudo, como será gasto o dinheiro arrecadado - compra de remédios e mantimentos, por exemplo.

A dona de casa Ivania Francisca da Silva, 41, também não confia na intenção da Prefeitura. "A gente já paga tanta conta, água, luz, esgoto, e agora o prefeito pede mais dinheiro. Por que ele não fez o papel dele antes de acontecer as tragédias?", questionou. Por outro lado, a também dona de casa Tatiana Silva Cabo, 29, não vê problemas em depositar dinheiro na conta do poder público. "Temos que ajudar essas famílias que estão desabrigadas. Qualquer forma de ajuda já é válida", afirmou.

Especialistas em administração pública recomendam a publicação diária do extrato, uma vez que se trata de dinheiro público. O advogado Arthur Rollo explica que o poder público não é obrigado a apresentar as movimentações da conta. "Porém, como a Prefeitura está utilizando dinheiro público, seria viável a publicação dos gastos", disse. Conforme o jurista, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) é o órgão competente para fiscalizar o uso do dinheiro arrecadado. "Os fiscais do TCE vão analisar a forma como as doações foram utilizadas na prestação de contas de 2012", informou.

O diretor executivo da organização não governamental Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, disse que outros municípios seriamente atingidos pelas chuvas também criaram contas-correntes para receber doações, como Nova Friburgo. "O melhor é que essas prefeituras apresentem os gastos no site."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;