Setecidades Titulo
Moradores pedem mais segurança na Praça Brasil
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
29/07/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Moradores e comerciantes elogiam a reforma da Praça Brasil, na Avenida Brigadeiro Faria Lima com Rua Frei Gaspar, no Centro de São Bernardo, mas pedem segurança. Antes das obras de revitalização, iniciadas em novembro, eles disseram que o espaço era frequentado por moradores de rua e usuários de drogas, além de servir como ponto para prostituição.

Para o proprietário da banca de jornal localizada na praça Wilson Espeçoto, 52 anos, a obra vai valorizar o entorno. "O espaço vai ficar mais bonito, mas não adianta nada se não houver segurança e preservação", comentou. Ele mostrou como os bancos já danificados. "Mal colocaram e já estão riscados. É preciso que todos tenham cuidado com o bem público."

Quanto à segurança, a Prefeitura informou que há dois meses os guardas municipais têm intensificado o patrulhamento na região. Mas descartou a instalação de posto da guarda no local.

Na nova praça foram instalados tabuleiros de xadrez, cobertura vazada, novo piso e paisagismo. O investimento previsto é de R$ 1,1 milhão.

A dona de casa Margarida Aluxo, 61, leva o cachorro para passear no local pelo menos duas vezes ao dia. Para ela, as melhorias são importantes, mas é preciso manutenção. "Antes era muito comum vandalismo e prostituição. O policiamento é fundamental, assim como boa iluminação, para que as pessoas não tenham medo de passear à noite."

A também dona de casa Fernanda Lugli de Andrade, 24, seguia para o ponto de ônibus em frente à praça quando resolveu parar para dar mamadeira ao filho. "É um espaço que está ficando muito bonito, Mas para trazer os filhos para brincar é preciso pensar bem, porque ficamos inseguros. O que adianta ser bonito se não temos tranquilidade?"

O orçamento deste ano do Departamento de Parques e Jardins é de R$ 14 milhões e inclui serviços de manutenção, poda e plantio de árvores, além de novas praças e parques , assim como as reformas das já existentes. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não informou o número de praças que já foram ou devem reformadas.

 

Praças de Diadema vão receber mudas de árvore 

As cerca de 180 praças de Diadema vão passar por intervenções. Segundo a Prefeitura, os equipamentos vão receber parte das 1.600 mudas de árvores que serão plantadas até o fim do ano.

Atualmente, a Praça dos Emancipadores está recebendo novo paisagismo. O local terá 45 árvores, além de espécies de arbustos e forrações.

Também será feita a restauração do monumento dos Emancipadores, nova iluminação, piso, ampliação da área verde, lixeiras, bancos e mesas. O local também ganhará Academia da Cidade, com aparelhos, pista de caminhada e corrida.

Em Santo André, a administração tem pacote para revitalizar 50 praças até o fim do ano, conforme reportagem publicada pelo Diário em abril.

Questionada sobre o andamento, a Prefeitura informou que a Praça Aníbal Guedes, no bairro Curuçá, e a Praça Elis Regina, no Capuava, estão em obras.

As praças Presidente Vargas, Kennedy e Antonio Flaquer, conhecida como Parque Ipiranguinha, foram algumas das que já passaram por reformas. As demais prefeituras não responderam até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;