Tucano mantém discurso de criar projeto para unir a
oposição à gestão de Luiz Marinho em São Bernardo
Mesmo após se inscrever nas prévias para definir o candidato do PSDB na eleição majoritária em São Bernardo, o coordenador regional tucano, deputado federal William Dib, segue defendendo diálogo para formar aliança com o PPS. "Minha conversa com toda a oposição é diferenciada. Não tenho dificuldade em fazer isso porque continuo falando as mesmas coisas há dois anos", destacou Dib.
Além do PSDB, o único partido oficialmente na oposição em São Bernardo é o PPS, cuja postura foi reforçada pela definição da sigla em ter o deputado estadual Alex Manente novamente candidato ao Paço.
Dib é um dos entusiastas do projeto de unir os partidos contrários à gestão Luiz Marinho (PT) na cidade. A tentativa será brecar o projeto de reeleição do petista. O deputado é um dos defensores da união entre tucanos e popular-socialistas já no primeiro turno da eleição.
O tucano disse que vai utilizar as prévias para fazer um debate sobre a motivação da disputa interna e sobre o caminho que o PSDB deve tomar na eleição em São Bernardo. "Eu só abriria mão (da disputa) em caso de consenso, se não vamos para o voto", considerou.
Ventila-se que a decisão do coordenador regional tucano de participar da disputa interna seja justamente para evitar a consulta aos militantes, marcada para 25 de março. Ontem foi o último dia para as inscrições nas prévias do partido. Além de Dib, inscreveram-se para o pleito interno o presidente da Câmara, Hiroyuki Minami, e o presidente do diretório municipal, vereador Admir Ferro.
Minami causou surpresa ao manifestar desejo de ser candidato, mesmo tendo declarado anteriormente que não tinha interesse em disputar a vaga de postulante ao Paço. O chefe do Legislativo também havia dito que se o deputado estadual Orlando Morando ou Dib entrasse na disputa, retiraria o nome.
Agora, adota outro discurso. "Ainda não tenho o resultado (do total de inscritos). O Admir deve anunciar amanhã (hoje). Feito isso. conversaremos para ver como ficará a situação. Estou pronto para atender ao que for melhor para o partido, mas não irei retirar (a pré-candidatura)", disse Minami, que pode deixar a disputa até momentos antes da eleição interna, dia 25.
APOIO A SERRA
Dib participou na tarde de ontem, na sede do diretório estadual do PSDB, em São Paulo, de ato de apoio da bancada tucana no Congresso Federal à candidatura do ex-governador José Serra à prefeitura de São Paulo.
Ao ser questionado sobre o cenário político em São Bernardo, Serra defendeu a candidatura majoritária. "Eu acho que é bom o PSDB ter candidatura própria e em alianças", disse o tucano.
Alex confia no apoio de Alckmin para obter adesão de tucanos
O deputado estadual Alex Manente (PPS) avalia que, mesmo com a concretização das prévias do PSDB, a movimentação política na cidade não muda. "O governador (Geraldo Alckmin) vai observar o quadro mais vantajoso para ele e isso pode mudar a posição do PSDB. Fazemos parte de um projeto maior", disse Alex.
O deputado afirma que tem conversado com interlocutores de Alckmin, pontuando que o mandatário paulista será prudente ao se posicionar sobre a disputa eleitoral em São Bernardo. Há correntes na cidade que apostam num posicionamento do governador a favor do popular-socialista, consolidando o PSDB como vice, e outras que confiam na decisão de Alckmin por candidatura própria de seu partido.
O deputado apresentou a possibilidade de concorrer ao Paço em outubro. Desde entao, tem mencionado que deseja ter o PSDB como aliado em seu projeto político-eleitoral.
No entanto, o impasse entre as duas siglas não intimidou Alex, que adota discurso mais incisivo de candidatura própria, mesmo sem apoio dos tucanos. "Acredito que em 30 dias teremos uma posição mais concreta a respeito disso", disse.
Alex se baseia em números para fomentar a possibilidade de encabeçar chapa caso seja concretizada a parceria com os tucanos na primeira fase da eleição. Nelas, o popular-socialista diz estar mais bem colocado do que qualquer tucano.
A parceria entre as duas siglas é defendida pelo coordenador regional tucano, William Dib, mas é refutada por outros integrantes do ninho tucano, que não abrem mão de disputar novamente o Paço, ainda que não tenham consenso sobre um candidato.
A pré-candidatura de Alex à Prefeitura é apoiada pelo presidente estadual do PPS, Davi Zaia, e pelo mandatário nacional da sigla, Roberto Freire.
PSDB não fará prévia para indicar vice, acredita Morando
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) disse ontem que a definição do diretório do PSDB de São Bernardo em realizar as prévias é positivo e que, assim, a possibilidade de o partido não ter candidatura própria está superada. "Qualquer fato longe disso será uma frustração para nossos filiados e os candidatos a vereador."
Conforme o Diário adiantou na edição de ontem, Morando disse que não participará das prévias tucanas em função do convite que o ex-coordenador José Serra o fez para coordenar a campanha dele na eleição na Capital paulista. Com isso, Morando segue como líder do PSDB na Assembleia Legislativa.
Fora da disputa pelo Paço, o parlamentar afirmou que acompanhará a disputa interna da sigla como militante. Apesar disso, não quis antecipar em quem apoiará. "São três nomes importantes. Se a decisão sair em consenso, o favorito é o (deputado federal William) Dib. Agora, se a decisão for na urna, o favorito é o (vereador) Admir Ferro", cutucou Morando.
Antes de tomar a decisão sobre as prévias tucanas, o deputado conversou com o governador Geraldo Alckmin por duas horas no domingo. Mas, em nenhum momento discutiu sobre a possibilidade de alianças políticas, segundo ele. "O que conversamos foi sobre a questão do PSDB", salientou.
Sobre o desafio de atuar como articulador político na maior cidade do País, Morando disse que a missão inicial é fazer Serra vencer as prévias e depois trabalhar para eleger o correligionário. "Não podemos deixar que o PT monte um projeto hegemônico no Estado de São Paulo".
Para Morando, a participação de Serra na disputa majoritária na Capital fortalece o PSDB na Região Metropolitana. O deputado não comentou sobre as movimentações políticas decorrentes disso.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.