Setecidades Titulo Direção veicular
S.Bernardo inicia monitoramento de provas práticas de direção veicular

Projeto implantado pelo Detran-SP visa coibir
possíveis irregularidades, como a compra da CNH

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
30/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) iniciou neste mês os testes de monitoramento, por meio de câmeras e telemetria, das provas práticas de direção veicular. O projeto piloto que está sendo realizado em São Bernardo visa coibir possíveis irregularidades no processo para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A expectativa do órgão estadual é a de que os resultados alcançados na região sirvam de base para definir o modelo a ser implantado futuramente nos demais municípios do Estado.

A partir de agora, todos os candidatos da cidade, em média 100 por dia, terão seus exames práticos gravados e armazenados num banco de dados do Detran-SP, por meio de registros feitos por cinco câmeras de monitoramentos localizadas nas estruturas interna e externa dos veículos. Os equipamentos são responsáveis por filmar todas as ações de examinadores e candidatos, inclusive com áudio, durante todo o percurso da prova prática.

“O processo não sofreu nenhuma alteração, somente ganhou recursos tecnológicos que irão agregar na transparência do procedimento, o que tornará o resultado da prova ainda mais preciso”, avalia o superintendente do órgão na Região Metropolitana de São Paulo, Alexandre Trevisan.

Desenvolvidos pela Restart Fast Solutions, os equipamentos e sofwtare que monitoram as provas prática possuem sensores que identificam possíveis erros durante a realização do percurso. “Se o candidato, por exemplo, esquecer de dar a seta ao realizar uma curva automaticamente o sensor irá acusar a falha num tablet que ficará com o examinador. Neste caso, ele terá a responsabilidade de aceitar ou não a pontuação”, explica o coordenador operacional da empresa, Marcelo Boarini.

Caso aconteça alguma divergência entre a avaliação do examinador e os registros coletados pelos equipamentos dos veículos, o sistema automaticamente irá emitir uma mensagem no painel de monitoramento, e o resultado será analisado pelos integrantes de uma banca examinadora.

Para garantir a segurança do sistema, o projeto piloto ainda disponibiliza leitores biométricos nos veículos, que realizam a identificação do candidato e examinador no momento da prova prática.

Na avaliação do diretor de habilitação do Detran-SP, Maxwell Vieira, embora o órgão estadual não possua ainda um prazo para implantar o projeto nos demais municípios do Estado, o início do projeto piloto já pode ser considerado um avanço para a população. “Além de enriquecer a coleta de informação dos candidatos, essa tecnologia também terá papel fundamental para inibir qualquer tipo de fraude no sistema como o pagamento da chamada ‘quebra’ para ser aprovado”.

Em abril deste ano, o Diário denunciou esquema de propina em autoescolas da região que garantiam a aprovação de candidatos no prova prática. Na ocasião, três locais foram flagrados oferecendo a chamada ‘quebra’ pelo valor de R$ 900.

Candidatos elogiam segurança do novo procedimento adotado no exame

Candidatos que já realizaram a prova prática com o monitoramento de câmeras elogiaram o novo procedimento adotado pelo órgão. O estudante Felipe Kortz, 19 anos, que em junho tinha feito o teste sem o sistema, destacou a segurança do novo método. “Achei ótimo. Dá uma segurança maior para nós, pois as câmeras inibem qualquer procedimento de fraude”, relata.

O segurança Flávio Pedro de Sena, 31, também destacou os benefícios do monitoramento. “Antes você escutava muito sobre as pessoas burlarem o exame prático. Agora, ou você sabe dirigir ou você é reprovado. Isso de certa forma coloca nas ruas só motoristas que de fato tiveram uma formação ideal.”

Para o diretor de habilitação do Detran-SP, Maxwell Vieira, o novo sistema “deve contribuir para uma formação mais qualificada dos condutores que realizarem a prova prática com monitoramento.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;