Setecidades Titulo Transporte Público
Paralisação de motoristas
chega ao fim na região
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
09/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC:


A paralisação dos funcionários de cinco empresas de ônibus que circulam pelo Grande ABC chegou ao fim na manhã desta sexta-feira. Após assembléia realizada por volta das 20h de ontem, os cobradores e motoristas aceitaram a proposta oferecida pela empresa e acabaram retornando aos postos de trabalho.

Funcionários de cinco empresas de ônibus intermunicipais que circulam entre o Grande ABC e a Capital decretaram ontem greve por falta de pagamento dos salários. A paralisação, que durou 16 horas, afetou 30 mil passageiros, que utilizam diariamente 32 linhas operadas pelas permissionárias São Camilo, Urbana, Triângulo, Riacho Grande e Imigrantes.

De acordo com o diretor do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC) e coordenador da área de São Bernardo e Diadema, Cleuber Ferreira de Moura, a paralisação dos funcionários foi uma saída encontrada pela categoria para acabar com os constantes atrasos de pagamento das empresas. “Todo mês tem sido assim. Chega o dia de cair o salário e o tíquete alimentação e eles falam que vão atrasar o depósito até entrar dinheiro na empresa. Como pode eles darem essa justificativa sendo que os próprios motoristas e cobradores levam diariamente o valor arrecadado das passagens.”

Segundo a categoria, a paralisação só foi interrompida ontem, por volta das 20h, após diretores das empresas acatarem proposta feita pelos funcionários. “Eles se comprometeram a pagar o tíquete alimentação já a partir de amanhã (hoje). O salário também entrou no mesmo acordo e a promessa foi de quitar tudo até segunda-feira”, destacou Moura.

De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), as permissionárias que paralisaram suas atividades ontem serão autuadas por não cumprirem a programação. A empresa ainda destacou em nota que tomou medidas para que os passageiros dessas linhas não fossem prejudicados com a paralisação.
Vale lembrar que está marcada, pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, para o dia 19 a audiência pública para a nova concessão das linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, que inclui os serviços operados pela Área 5, responsável pelas linhas do Grande ABC.

O Diário não localizou os diretores das empresas para comentar o assunto até o fechamento desta edição.
 
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;