Setecidades Titulo
Brasileiro come muito açúcar e gordura
Marília Montich
Natália Chaves
11/08/2011 | 07:27
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A correria do dia a dia faz com que cada vez mais o brasileiro se alimente fora de casa. Com isso, o consumo de alimentos saudáveis tem caído de forma alarmante, o que preocupa os médicos.

A advogada Lívia Caretta Cavallari, 25 anos, conhece bem essa rotina. Há alguns anos, ela resolveu seguir dieta saudável, mas o trabalho fez com que seus hábitos alimentares sofressem nova mudança, agora contra a sua vontade. "Não tenho como levar marmita para o serviço, então cada almoço é uma aventura", contou. "Até tento ter alimentação saudável. Evito lanches, fast food, mas às vezes não tenho alternativa", completou.

Pesquisa do Ministério da Saúde apontou o alto consumo de açúcares em 61% da população e de gorduras saturadas em 82%.

"A ingestão excessiva desses tipos de alimentos causa a síndrome metabólica, que pode causar hipertensão, diabete, além de fazer com que a pessoa engorde", explicou a coordenadora de Nutrição do Hospital Estadual Mário Covas, Adriana Piva Lach.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou ainda que a refeição, principalmente dos adolescentes, se caracteriza pela baixa ingestão de alimentos protetores, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Segundo a pesquisa, o público jovem consome entre 10% e 15% mais gorduras do que o adulto. Grande parte dela pode ser encontrada nos alimentos industrializados, como é o caso dos salgadinhos.

"A alimentação errada começa na infância", afirmou o professor de Nutrologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Fábio Ancona. "A ingestão de pouca fibra favorece o câncer no aparelho digestivo. Já o baixo consumo de sucos e frutas leva a deficiência de vitamina C, enquanto a falta de vegetais pode baixar a imunidade", elencou.

Para evitar esse tipo de problema, alguns brasileiros vêm mudando seus hábitos alimentares. Nesse sentido, os especialistas aconselham a ingerir bastante água, reduzir o consumo de açúcar e gordura e comer de duas a quatro porções de frutas e de três a cinco porções de legumes ou verduras por dia.

É esse o estilo de vida adotado pelo publicitário José Eduardo Ramos Teixeira, 23 anos, e que, segundo ele, já trouxe reflexos positivos para a sua vida. "Com alimentação mais variada, sinto mais prazer na hora de comer e em tudo mais. A minha disposição para trabalhar, estudar, praticar esportes e lazer mudou muito, para melhor", disse./CW

"O que se pode fazer é ter criatividade. Se quando tiver vontade de comer doce a pessoa fizer uma banana assada, por exemplo, ela vai ter o gosto do doce e as propriedades da fruta. Além disso, o valor calórico será menor do que o de um chocolate", exemplificou Adriana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;