Setecidades Titulo
Alckmin entrega ônibus para o Corredor ABD
Do Diário do Grande ABC
19/02/2011 | 08:16
Compartilhar notícia


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entrega segunda-feira 26 novos ônibus que serão integrados às 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD, que liga Jabaquara e São Mateus, respectivamente nas zonas Sul e Leste da Capital, passando por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

Também estarão presentes na cerimônia o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes.

Adquiridos pela Concessionária Metra, operadora do corredor exclusivo para os ônibus, os veículos, com maior capacidade de transporte, oferecerão aos usuários mais conforto, segurança e acessibilidade.

A cerimônia de entrega dos coletivos está marcada para às 11h, no Terminal Jabaquara da EMTU, em São Paulo.

São 11 ônibus articulados de 18 metros, com capacidade para transportar 116 passageiros, e mais 15 do tipo Padron, de 15 metros de comprimento, cujo carregamento pode chegar a 99 usuários.

Segundo a EMTU, além do prometido conforto, os novos coletivos também agridem menos o meio ambiente, uma vez que são equipados com motor eletrônico, que emite menos gases.

ESTRUTURA - O Corredor Metropolitano ABD, que tem 33 quilômetros de extensão entre os bairros de Jabaquara e São Mateus, entrou em funcionamento na segunda metade da década de 1980.

Embora estivesse planejado desde o começo, o prolongamento de Diadema até as estações Morumbi e Berrini da CPTM, na Zona Sul da Capital, só foi entregue no ano passado - o trecho tem 12 quilômetros.

Atualmente, o segmento entre Piraporinha e Jabaquara, onde só rodam ônibus a diesel, está recebendo obras de eletrificação.

Quando estiver finalizada, a intervenção vai permitir a operação também de veículos elétricos, os trólebus, que só estão disponíveis entre os terminais São Mateus e Piraporinha.

REAJUSTE - Desde o dia 13 as tarifas dos ônibus no Corredor Metropolitano ABD estão mais caras. A majoração determinada pelo governo do Estado foi a mesma aplicada ao Metrô e aos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O valor do bilhete subiu de R$ 2,65 para R$ 2,90.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;