Cultura & Lazer Titulo
Augusto Boal abre seminário em Santo André
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
11/11/2003 | 19:19
Compartilhar notícia


O Grande ABC recebe nesta quarta o criador do Teatro do Oprimido, apelidado de TO, Augusto Boal. O Seminário Teatro e Transformação Social começa às 19h no Teatro Municipal de Santo André com palestra e bate-papo de Boal. Dois grupos de TO de Santo André, Salada Mista e Ondas da Rua, se apresentam – o primeiro mostra um esquete e o segundo, a peça Cinco Democráticos Segundos. O prefeito João Avamileno também confirmou presença na abertura do evento.

Criado nos anos 1970, o TO se desenvolve nos cinco continentes, tanto em países pobres como Etiópia quanto em ricos como França. “Tentarei mostrar por quais razões isso acontece e dar as bases teóricas do TO, além de dialogar com a platéia”, afirma Boal, que viaja constantemente ao exterior a fim de acompanhar as manifestações da vertente teatral que criou.

O TO tem um cunho transformador. “Toda arte está engajada em alguma coisa, e com o TO não é diferente. Uma peça de boulevard também é engajada, mas com a burguesia. Alguns artistas estão engajados com os ricos, o que é lamentá-vel”, diz Boal. Ao desenvolver o TO, o autor e diretor optou pelos oprimidos – posição coe-rente com as idéias que sempre defendeu, desde o Teatro de Arena, grupo fundado por José Renato em 1953 e do qual Boal foi um dos expoentes.

Santo André é uma cidade-símbolo para o TO. Boal esteve no município, “por volta de 1962”, dirigindo um seminário de dramaturgia voltado a operários. “Eles escreviam, e eu montei uma peça sobre uma greve, cujo autor colocou personagens reais em cena. Entre os espectadores estavam os que serviram de modelo”, afirma. Um dos operários se identificou com o fura-greve e começou uma discussão. Estava plantada a semente do TO, que Boal acabou desenvolvendo.

O Seminário Teatro e Transformação Social termina no domingo, concomitantemente ao II Encontro Nacional de Teatro do Oprimido, pelo qual se apresentam diversos grupos nacionais. Vários locais de Santo André abrigam a programação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;