Setecidades Titulo
Diadema combate violência com armas não letais
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
13/04/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


Diadema receberá do Ministério da Justiça, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), 25 armas não letais, tipo taser, que imobilizam uma pessoa imediatamente a partir de descarga elétrica.

São as primeiras armas desse tipo a serem utilizadas por uma GCM (Guarda Civil Municipal) na região. Essa é uma das medidas adotadas para reduzir a criminalidade no município. Elas devem ser entregues até o fim do mês.

Além das armas, com custo estimado em cerca de R$ 1.200 cada uma, 50 dos 198 homens da GCM receberão treinamento para utilização do equipamento, que há mais de dez anos é utilizado nos Estados Unidos. O objetivo é capacitar toda a guarda.

"Trabalho com a perspectiva de equipar e treinar todos da GCM. É um equipamento recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conflitos urbanos, que tem custo e manutenção caros. Mas é um investimento necessário para a cidade, que está com altos índices de criminalidade nos últimos anos, apesar da redução no primeiro trimestre", explicou Arquimedes Andrade, secretário de Defesa Social da cidade. Segundo ele, houve redução de 52% no número de homicídios entre janeiro e março deste ano, se comparado com o mesmo período de 2010.

Andrade espera que o uso dessas primeiras unidades ajude a avaliar o impacto do uso no combate à criminalidade na cidade.

A arma é indicada para situações menos estremas, como imobilizar pessoas em estado de fúria ou alcoolizadas. Em Diadema será utilizada nas operações integradas de fiscalização em bares, em locais onde haja atividades sonoras com níveis acima do permitido por lei, inclusive, em bailes funk. "Duas das maiores necessidades de quem trabalha com segurança é imobilizar e conduzir. E essa arma ajudará nisso", disse o secretário.

Outro convênio, feito com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do ministério, vai repassar R$ 250 mil para compra de cinco viaturas para ronda escolar, que devem estar circulando até o fim do semestre. A Prefeitura equipará as viaturas com rádios de comunicação.

O secretário de Defesa Social prevê que até o fim de maio haverá nova licitação para os municípios, onde Diadema irá reapresentar projeto de aquisição de mais 22 viaturas, 20 câmeras de vigilância e mais 70 rádios.

O ministério confirmou o repasse das armas Taser M26 na cor amarela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;