Cultura & Lazer Titulo
Disney consegue vitória na disputa pelos direitos do Ursinho Pooh
Da AFP
26/09/2007 | 17:04
Compartilhar notícia


O Grupo Disney conseguiu uma vitória na longa saga judicial, que dura desde 1991, sobre a propriedade dos direitos do popular personagem Ursinho Pooh (antigamente conhecido no Brasil como Ursinho Puff).

O caso teve início em 1930, quando o autor britânico A. A. Milne, criador do ursinho fanático por mel, vendeu seus direitos autorais na América do Norte a Stephen Slesinger, um pioneiro das licenças comerciais do setor.

Com a morte de Slesinger, sua viúva aceitou negociar seus direitos com o grupo Walt Disney, que transformou Pooh num de seus personagens mais rentáveis. Um acordo entre a família Slesinger e o grupo de entretenimento, alcançado em 1961, foi renegociado em 1983.

Anos mais tarde, a família processou a Disney reclamando regalias adicionais. Em 2004, um juiz local negou o pedido por comportamento fraudulento da família, que havia contratado um detetive pouco escrupuloso para roubar documentos secretos da Disney e obter uma vantagem ilegal no processo.

Na terça-feira, a corte de apelações de Los Angeles confirmou a sentença por unanimidade dos três juízes encarregados do caso.

A saga, no entanto, ainda não acabou: a família Slesinger pode recorrer à Suprema Corte da Califórnia.

Também existe outro processo nos tribunais federais: Clare Milne, neta do criador, denunciou a transação de 1930 e quer, com o apoio da Disney, recuperar os direitos do ursinho criado por seu avô.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;