Setecidades Titulo
Golpe aponta prêmio por telefone
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
20/08/2009 | 07:57
Compartilhar notícia


Um CrossFox e um cheque de R$ 3.000 em troca de dois cartões de R$ 50 com créditos para celulares pré-pagos. Com algumas variações, propostas como esta fazem parte do golpe da mensagem premiada, esquema que usa mensagens de texto de celular - os torpedos -, prometendo prêmios para quem cumprir à risca as determinações do criminoso do outro lado da linha. Apesar de antigo, o golpe continua em uso.

De acordo com o delegado e pesquisador criminal Jorge Lordello, a expansão das redes de telefonia móvel favoreceu os criminosos nos últimos anos. "Os golpistas têm possibilidade muito maior de conseguir vítimas. Esse é um golpe ainda muito utilizado, e o número de vítimas aumentou nos últimos anos."

Uma mensagem em circulação usa o nome do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e uma suposta promoção de 26 anos do programa Domingo Legal. A emissora não comunica prêmios pelo celular.

O torpedo diz que o dono do telefone deve ligar de um número fixo para um celular fornecido pelos golpistas. De forma bem primária, os golpistas tentam reproduzir procedimentos de atendentes de call center, fornecendo supostos números de segurança e o protocolo da ligação.

Os bandidos falam para o dono do celular que ele terá 30 minutos para comprar os cartões e fornecer os números, para então receber as informações para retirada de prêmios, que nunca chegam.

 Crime é aplicado há anos e se assemelha ao ‘bilhete premiado'

Em agosto de 2007, o Diário noticiou três casos de vítimas do golpe da mensagem premiada. Na ocasião, duas pessoas receberam torpedos de suposta promoção ligada ao programa Domingo Legal.

O SBT afirmou, por meio de nota, que "não compartilha resultados de promoções pelo celular". A empresa informou que "toda ação promocional acontece por meio da televisão e do site da emissora".

De acordo com o delegado e pesquisador criminal Jorge Lordello, o fato de o crime ser aplicado há vários anos não desmotiva os golpistas. "É como o golpe do bilhete premiado. É antigo, mas os criminosos se aproveitam da ganância das pessoas para buscar possíveis vítimas", explicou.

Para não cair nesse golpe, o delegado Lordello alertou para as pessoas não entrarem em contato com números de telefone fornecidos por mensagens de desconhecidos prometendo prêmios. "É 99% de certeza que se trata de um golpe", destacou.

E-MAIL - Não contentes em arrebanhar vítimas somente entre os usuários de telefones celulares, os criminosos fazem uso também de mensagens de e-mail prometendo prêmios.

Nesta semana, a Casas Bahia emitiu alerta sobre supostas mensagens da empresa prometendo prêmios. A rede de varejo orienta os usuários da internet a apagarem o e-mail recebido com esse conteúdo sem abrir o arquivo nele contido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;