Setecidades Titulo
Palhaços levam alegria a quem está internado
Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
25/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Solidariedade. Movidos por esse sentimento, Alessandro Garbe Stavale, 36 anos, Valmir Rovari, 47, e Marcelo Ferreira, 44, abrem mão do tempo livre aos sábados para levar um pouco de alegria e um abraço amigo para quem passa pelo momento difícil da internação hospitalar.

Crianças, adultos, jovens, idosos, homem ou mulher. Todos abrem um sorriso quando se deparam com os palhaços Nhoque, Espaguete e Porpetone, que durante a semana exercem suas funções normais como profissionais. Rovari é empresário, Ferreira, metalúrgico, e Stavale, analista de documentos.

A iniciativa foi de Ferreira, o palhaço Nhoque, que há 14 anos realiza visitas regulares durante aos fins de semana nos hospitais da região. Onze anos depois, Rovari se juntou a ele como o palhaço Espaguete, na companhia de um fantoche chamado Espaguetinho. Em março deste ano, Stavale foi convidado para conhecer o projeto e se tornou o palhaço Porpetone.

"Eu procurava respostas para algumas coisas na vida, e um dia me peguei pensando: qual o verdadeiro motivo da nossa vinda à Terra? Por que nascemos? Será que é só trabalho? Só consumo? Conheci o Nhoque e o Espaguete e acho que Deus respondeu as minhas dúvidas. Aprendi que a doação é sem dúvida o maior presente da vida, sem esperar nada em troca", afirma Stavale.

A equipe do Diário acompanhou uma dessas visitas realizadas ao Hospital Beneficência Portuguesa, instalado em São Caetano. Em alguns casos, a reação foi instantânea.

Eduardo Augusto Casimiro, apenas 6 meses de vida, estava internado há dois dias. Minutos antes de os palhaços invadirem seu quarto, era possível ouvir seu choro do corredor. Mas, assim que enxergou Nhoque, Espaguete e Porpetone, abriu um sorriso e tudo passou.

Com os adultos não é diferente. Sonia Paula de Luca, 62, que estava internada havia três dias, se divertiu com a visita e até posou para fotos na companhia dos palhaços. "O trabalho deles é maravilhoso e só não faço porque não tenho iniciativa", declarou a paciente.

Marcio Dela Maggiora já conhecia os palhaços de outra internação e se emocionou com a visita. "Agradeço o trabalho deles porque faz muito bem para a gente. Faz bem para a alma e para o coração", afirmou o paciente, internado há nove dias.

Mais informações sobre o trabalho realizado pelo Palhaços da Saúde estão disponíveis no blog do grupo (www.palhacosdasaude.blogspot.com).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;