Setecidades Titulo
Medicina do ABC faz campanha de prevenção contra o câncer
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
12/09/2002 | 23:38
Compartilhar notícia


  A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC realiza no sábado a segunda etapa da Campanha de Combate ao Câncer de Pele. A primeira fase aconteceu no último dia 24, no Centro de Referência do Idoso (CRI) de Santo André, e promoveu o atendimento para 250 pessoas. Desta vez, o trabalho será realizado na sede da Fundação, no bairro Príncipe de Gales.

Os interessados em passar pela triagem deverão comparecer entre 9h e 16h no Instituto de Pele do ABC (avenida Príncipe de Gales, 821, em Santo André). Não há necessidade de se inscrever com antecedência, apesar de o serviço ser gratuito. “Qualquer pessoa que tiver lesões na pele, ou mesmo a que não tem nenhuma aparente, será atendida. Nas campanhas, é sempre possível identificar casos de câncer de pele que poderiam ter passado despercebidos pelas pessoas”, disse o médico dermatologista Luiz Henrique Camargo Paschoal, que é titular da mesma disciplina na Faculdade de Medicina do ABC.

Para atender os pacientes, 40 professores, além de residentes e estagiários, estarão envolvidos na campanha e também irão oferecer uma aula de 15 minutos sobre prevenção e fatores de risco da doença, que seguirá o mesmo procedimento da primeira fase da campanha.

“É interessante que as pessoas que têm manchas ou lesões procurem um diagnóstico o mais rápido possível, mesmo as que não tenham sido provocadas por excesso de exposição ao sol. A maioria dos casos de câncer de pele é fácil de tratar e é curável”, afirmou o dermatologista.

As lesões, em geral, mudam de cor, sangram e também podem aumentar de tamanho. Quando provocadas pela exposição ao sol, podem se transformar em câncer a partir dos 40 anos. No local, os pacientes são encaminhados para o atendimento, passam por exames dermatológicos e dermatoscopia (avaliação de assimetria, bordas, coloração e diâmetro das pintas).

Segundo informações da Liga de Combate ao Câncer de Pele da faculdade, os casos suspeitos serão encaminhados e tratados no instituto de pele. Na campanha realizada no ano passado, foram atendidos 376 pacientes. Por causa da alta procura na primeira fase, a Fundação do ABC resolveu prorrogar para mais um dia.

Para evitar o desenvolvimento do câncer de pele, é indicado evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, pois, nesses horários, há maior incidência de raios ultravioletas e mais risco para a pele. Uma boa alternativa é o uso de filtro solar fator 30, durante todo o dia, especialmente para pessoas de pele muito clara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;