Cultura & Lazer Titulo
James Brown morreu após dizer 'vou partir esta noite'
Da AFP
26/12/2006 | 17:02
Compartilhar notícia


O rei do soul James Brown morreu na segunda-feira, em Atlanta (EUA), aos 73 anos, lamentando não poder cumprir seus compromissos artísticos desta semana e após dizer, "vou partir esta noite", revelou Charles Bobbit, o amigo que o acompanhou no hospital.

Sua família agora se dedica a resolver os trâmites com uma funerária de Augusta (leste de Atlanta) para o sepultamento. "Devo ter os detalhes esta tarde" após uma reunião com os familiares de Brown ao meio-dia, disse Reid, dono da funerária C.A. Reid, desta cidade, onde Brown vivia e onde uma enorme estátua do cantor se ergue em uma praça batizada com seu nome.

Segundo a empresa que gerenciava a carreira do artista, a Intrigue Music, Brown foi internado no hospital Crawford Long de Atlanta no fim de semana passado e morreu na madrugada de segurança feira "de uma falência cardíaca congestiva resultante de uma pneumonia".

Bobbit disse em entrevista coletiva, na tarde de segunda-feira, que Brown "estava tossindo há meses, mas piorou nas últimas semanas", no entanto nunca parou de trabalhar, era o que mais o preocupava.

Na sexta-feira passada, esteve em Augusta distribuindo presentes de Natal para as crianças e se apresentava em pelo menos uma centena de shows por ano. Ele tinha agendados dois concertos, para quarta e quinta-feira, e devia se apresentar na véspera do Ano Novo no B.B. King Blues Club and Grill de Nova York.

O que mais "lamentava era não poder se apresentar na véspera do Ano Novo", disse Bobbit sobre o artista que segundo ele ficou conhecido como o "mais trabalhador do mundo do entretenimento". "Ele ficou famoso por dar de si, era um profissional", insistiu Bobbit.

Segundo o amigo, antes de morrer, Brown disse: "esta noite vou partir". Em seguida, se sentou na cama, se deitou, "suspirou muito, muito silenciosamente três vezes, fechou os olhos e estava morto".

Brown começou sua carreira de músico profissional em 1953 e conquistou a fama no fim dos anos 50 e início dos 60, cativando o público com suas apresentações eletrizantes e canções dançantes que se tornaram grandes sucessos, como "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You (I Feel Good)", "Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine)".

Foi um gigante que inspirou gerações de músicos, de Mick Jagger, David Bowie e Michael Jackson, a rappers, que usam em suas composições a levada soul e funky de Brown.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;