Nacional Titulo
Governo desiste de acabar com os bingos
Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 16:34
Compartilhar notícia


O ministro dos Esportes e Turismo, Rafael Greca, afirmou nesta quarta-feira que o presidente Fernando Henrique Cardoso desistiu de editar uma medida provisória fechando as casas de bingos no país. De acordo com o ministro, a dificuldade de se encontrar fontes alternativas de financiamento para o esporte e o temor de açoes judiciais fizeram o governo federal abandonar a idéia. "Haveria o risco de pagar R$ 1 bilhao em açoes por lucros cessantes e nao podemos ser irresponsáveis", disse Greca. "Os empresários que atuam no setor o fazem com amparo legal desde a lei Zico, de 1991."

Segundo o ministro, o governo federal também nao encontrou nenhuma fórmula para se garantir o fluxo financeiro para a área de esporte. "Pensou-se em aumentar o percentual para a área gerado pela arrecadaçao das loterias, mas isto poderia comprometer a geraçao de receitas para a Caixa Econômica Federal", disse Greca, estimando em R$ 100 milhoes a necessidade anual de investimentos em esportes. O ministro nao quis comentar, contudo, o que o governo federal fará caso seja aprovado no Congresso Nacional um dos dois projetos já em tramitaçao no Senado prevendo o fim dos bingos.

Greca afirmou que dentro de 60 dias um grupo de trabalho interministerial deverá entregar uma proposta para o presidente para criar mecanismos de fiscalizaçao sobre o setor. Já está definida a instituiçao de uma taxa para autorizar o funcionamento das casas, cujos recursos irao para a Polícia Federal e a Receita Federal.

As denúncias de irregularidades na concessao de alvarás para funcionamentos de casas de bingo marcaram o primeiro ano da gestao de Greca no ministério e levaram o presidente Fernando Henrique a cogitar a proibiçao da atividade. "Este foi o meu calvário em 1999", admitiu o ministro. As acusaçoes levaram à demissao do presidente do Instituto do Desenvolvimento do Desporto (Indesp), Manoel Tubino, que foi substituído pelo ex-deputado federal Augusto Viveiros (PFL-RN), e a uma investigaçao do Ministério Público sobre as atividades da pasta de Greca, que ainda está em curso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;