Cultura & Lazer Titulo
Seleção de cartunistas
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
18/04/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


O humor gráfico tem uma rica história no País em registrar as Copas do Mundo. Tanto que está em fase de preparação uma exposição que reunirá respeitável seleção de cartunistas. Está previsto para entrar em cartaz em junho em unidades do Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo e Rio estão confirmados.

A curadoria está a cargo do cartunista Jal, que convocou um time de 11 profissionais da área, inclusive Luiz Carlos Fernandes, do Diário. "Estou de técnico, e fazer essa seleção foi dificílimo. Para se ter ideia, fizemos o livro A História do Futebol Através da Charge com mais de cem desenhistas", explica-se.

O seu esquadrão é formado por Ziraldo, Paulo e Chico Caruso, Mauricio de Sousa, Gustavo Duarte, Gonzalo Cárcamo e Dálcio Machado, além de Fernandes. Completam o time Henfil, Otávio e Miécio Caffé, já mortos.

"É uma responsabilidade muito grande. Fiquei até assustado quando me chamaram", fala Fernandes, em tom de atleta convocado.

Cada um exibirá 15 trabalhos, todo em original. O ilustrador do Diário promete caricaturas de Pelé, Rivaldo, Leônidas e Sócrates. "Vou fazer uma do Luís Pereira, que era da região", diz. Ou é por que ele é palmeirense? "Também", confessa, rindo, o torcedor alvi-verde.

Jal entende que o grupo de artistas variado vai garantir diversão para todas as idades. "O humor gráfico registra as Copas de 1950 até hoje", afirma. Não só personagens estarão na exposição. Momentos marcantes também terão espaço, como a cabeçada de Zidane no italiano Materazzi, na final de 2006, no traço de Fernandes. "Talvez o Mauricio (de Sousa) mande tiras inéditas do personagem Dieguito, inspirado em Maradona", adianta o curador. O resto é surpresa.

CARTAZES
Na terça-feira, será aberta a exposição Copanamericana, com cartazes criados atualmente e que remetem às Copas de 1978 até 2006. Ficará até 12 de maio nas duas unidades da Panamericana Escola de Arte e Design (Rua Angélica, 1.900, e Rua Groenlândia, 77. Tel.: 3661-8511), em São Paulo.

São peças feitas por ex-alunos com técnicas de desenho, pintura e design gráfico. Tanto o estilo quanto a imagem retratada exploram a influência cultural dos países-sede. A edição realizada na Espanha, em 1982, é representada por uma bola com chifres de touro e argola no nariz. Já a Copa de 1994, quando o Brasil foi tetracampeão nos Estados Unidos, exibe a bandeira norte-americana nas cores verde e amarelo.

MAIS FUTEBOL
Outra boa opção de passeio cultural relacionado ao tema é o Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller. Tel.: 3664-3848), na Capital. O espaço conta a história do esporte das chuteiras por meio de imagens, vídeos e muita informação. Também oferece várias atividades.

No sábado (dia 24), das 10h às 12h, a série Brasil nas Copas terá a palestra A Era Telê, com André Fontenelle e Marcelo Unti. O encontro se concentrará nas Copas de 1982 e 1986, marcantes pelos fracassos de grandes esquadrões brasileiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;