Setecidades Titulo
São Bernardo investe em faróis inteligentes
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
21/10/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


São Bernardo vai investir cerca de R$ 25 milhões na compra e instalação de semáforos inteligentes. No próximo mês, a administração publica o edital para adquirir equipamentos que vão interligar o sistema. O funcionamento, porém, começa apenas em abril, prazo estimado pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas para construção da central de monitoramento.

O município conta com 250 semáforos que possuem câmeras em funcionamento. As imagens de pelo menos 200 sinais serão repassadas para rede gerenciadora, com capacidade para liberar os cruzamentos congestionados.

"As câmeras vão informar em quais ruas o trânsito está congestionado. Assim, a equipe técnica pode acionar o sinal verde e monitorar os faróis seguintes", explicou o responsável pela área, Oscar Silveira Campos. "É uma medida de segurança de trânsito, uma vez que vamos ter imagens em tempo real das ruas mais movimentadas", explicou o secretário.

No ano passado, o sistema foi testado na avenida Faria Lima. A extensão do sistema eletrônico vai abranger todos os semáforos dos corredores com maior fluxo de veículos, como as vias Jurubatuba e Marechal Deodoro.

Com o investimento, os ônibus municipais também serão acompanhados pelo novo sistema através de GPSs (Sistema de Posicionamento Global). A idéia é averiguar o volume de coletivos em uma mesma via, o que acarreta a diminuição da velocidade do trânsito. "Alguns faróis já são monitorados, mas não temos o sistema que integra as informações", justificou Campos.

MAIS INVESTIMENTO
A Prefeitura solicitou empréstimo junto ao BID para construir três terminais de ônibus para baldeação. O valor chega a U$ 100 milhões (o que valeria aproximadamente R$ 167 milhões) e os equipamentos serão construídos no bairro Rudge Ramos, na região do Alvarenga e na Vila São Pedro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;