Setecidades Titulo
Ipem realiza fiscalização de cadeirinhas para automóveis
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
09/04/2009 | 07:42
Compartilhar notícia


O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) fez ontem a primeira operação especial de fiscalização de cadeirinhas de crianças para automóveis. Na região, foram visitadas seis e duas lojas, respectivamente, em Mauá e Diadema. Nenhum produto estava irregular.

Desde o início do mês os modelos de cadeirinha, bebê-conforto e assento de elevação podem ser vendidos apenas se possuírem o selo de certificação de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

A supervisora de serviço do Ipem, Doralice Ângela da Silva, afirmou que o selo garante que os dispositivos tenham resistência na trava de segurança e reforço de proteção para a cabeça da criança.

Os itens que forem vendidos sem certificação serão apreendidos pelos fiscais. O proprietário da loja tem até 15 dias para apresentar a nota fiscal que mostra a origem do material. Lojista, fabricante ou importador são autuados e a multa varia de R$ 100 a R$ 50 mil.

Além dos dispositivos de retenção de crianças para automóveis, outros produtos são fiscalizados, entre eles, brinquedos, bicicletas para crianças, capacetes, preservativos, embalagens de álcool e fósforos, eletrodomésticos e materiais de construção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;