Setecidades Titulo
Novo sistema de CNH ainda gera confusão
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
18/02/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


Após dez meses da implantação do novo sistema da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) - conhecido como e-CNHsp -, os problemas continuam para quem vai fazer aulas para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Lentidão no sistema e dificuldade para captar a digital fizeram com que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) alterasse, temporariamente, a coleta de digitais nas aulas teóricas. Agora, os alunos são obrigados a fazer o procedimento apenas na entrada.

Segundo o órgão, não há prazo definido para alteração, mas o objetivo é dinamizar o processo. O Diário entrou em contato com alguns CFCs (Centros de Formação de Condutores), que afirmaram que a alteração aliviou a aglomeração nas unidades, mas cobram medidas definitivas.

"Não recebemos nenhuma orientação de até quando será assim. O que queremos é um sistema que funcione por completo e que não prejudique os alunos", diz Neuclair Santo Silvestrini, do CFC São Bernardo.

"Como a captura (da digital) é só na entrada, há um controle dos alunos em sala, para que o professor possa dar baixa no sistema no fim da aula."

A dona de casa de São Bernardo Natália Alves, 24, disse que a alteração facilitou. "Nunca fiquei sem passar a digital, mas tinha dias que na saída ficava uma fila aguardando."

Outro problema que tem causado transtorno para alunos e CFCs é o que fazer quando não conseguem capturar a digital: eles devem assistir a aula novamente ou apenas capturar a digital?

Alguns CFCs informaram que o aluno terá que assistir novamente. "Se a digital não passar, fica a critério dele assistir ou não. Mas, de qualquer forma, terá de ver a aula para capturar a digital", explica a diretora Marisa Nuez, da Associação das Auto e Moto Escolas de São Caetano.

Para o presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo, José Guedes Pereira, o que acontece em alguns CFCs é que o aluno que não consegue capturar a digital volta depois só para fazer isso, e não repõe a aula. "O que muitos locais fazem é só colher a digital, mas se fiscais passarem e não souberem da situação vão pensar que o local está fraudando", afirma.

O Detran informa que se o sistema apresentar falha para registrar as aulas, os CFCs contam com módulo de contingência, no próprio sistema, para confirmação das aulas, sem a necessidade de o aluno voltar ao local. Além disso, ressalta que há manual eletrônico com explicações sobre esse módulo na área de acesso dos CFCs.

Ainda destaca que a contingência é válida para problemas no núcleo do sistema, não se aplicando a eventuais problemas técnicos dos CFCs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;