Memória Titulo MEMÓRIA
Ribeirão Pires em busca de suas raízes
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Aquele imenso muro, interminável, de tijolos aparentes, quase que com certeza produzidos numa das antigas olarias de Ribeirão Pires; aquela gente elegante, as professoras com seus vestidos longos e sapatos de salto alto; observem o escoteiro; e aquele homem ao centro, igualmente elegante, seria o comendador João Ugliengo?

Meninos e meninas de uma Ribeirão Pires assentada em torno da estação ferroviária. Dali saiam os ramais ferroviários rumo às pedreiras, olarias e outras indústrias familiares, ora levando matéria-prima, ora trazendo produtos que eram despachados para Santos e São Paulo, de trem.

Gente, estamos falando de um ano perdido dos anos 1920, praticamente um século atrás. Uma descoberta maravilhosa de dois historiadores da cidade, Octavio David e Joel Maziero, cuja depositária era a Sra. Yolanda Castelucci, com raízes em Rio Grande (da Serra) e Ribeirão Pires.

Escolas Reunidas
Texto: Joel Maziero

A Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires reúne várias fotografias das Escolas Reunidas, mas em todas, praticamente, aparece um paredão de tijolos ao fundo.

Esta foto é diferente. Foi tirada na antiga Rua Herculano de Freitas, hoje Comendador João Ugliengo. Ali ficava a entrada da escola.

Somente nesta foto aparece o nome de “Escolas...” com o “Reunidas” escondido pela alvenaria em forma de meia lua.

Até então ninguém da Associação Pró-Memória tinha conhecimento desta foto, guardada por dona Yolanda Castelucci, agora no arquivo de Octavio David.

O aluno indicado com um “X” – lá atrás, próximo à escadaria, camisa branca – é Adelino Figueiredo, tio do Octavio.

Ao que consta, esta escola foi demolida por volta de 1942, quando é construído o prédio atual que hoje leva o nome de Ruth Neves Santana.


Notícias municipais

1 - Prefeitura vai reeditar o livro "História do Município de Ribeirão Pires", editado em forma de caderno mimeografado em 1974 e cuja principal informação é a de que a capela do Pilar Velho data de 1714. O Município ganhou o edital da Editora Ufabc, na categoria Ciências Sociais.

2 - A publicação sairá 20 anos após a morte prematura de Wanderley dos Santos, que teve uma carreira brilhante iniciada no arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, com prosseguimento em Franca, onde faleceu.

3 - A Prefeitura conseguiu, com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, um conversor digital de negativo 35 milímetros e slides. Com isso, será digitalizado, com mais agilidade, o acervo fotográfico municipal. São cerca de 15.000 fotos.

4 - Já foram digitalizados, no scanner, cerca de 1.000 documentos. Pretende-se arquivar tudo em mídias de DVD e disponibilizar para pesquisadores. O chamado acervo de alto risco, com fotos muito antigas em preto e branco, foi totalmente digitalizado.

5 - As fotos têm sido trabalhadas por Fernando Ripoli, técnico do Centro de Documentação Histórica da Prefeitura. Os trabalhos são coordenados por Marcílio Duarte, secretário-adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, que nos repassou estas informações.

6 - Uma das grades de ferro da antiga Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra, descobertas por Alexandre Ferrari, foi doada, a pedido, ao Museu de Ribeirão Pires.


Diário há 30 anos

Quarta-feira, 23 de julho de 1986 - ano 29, edição 6192

MANCHETE – Taxa sobre combustíveis será de 25%.

Compulsório também atingirá carros novos e usados.

Dólares e passagens aéreas para o Exterior afetadas.

Ficam proibidas concessão e renovação do cheque especial.

Novo pacote econômico vai ser anunciado hoje pelo presidente José Sarney.

MOVIMENTO SINDICAL – Brastemp volta sem acordo ao trabalho.

BASQUETE MASCULINO – Ontem, no ginásio da Avenida Pedro Américo, em Santo André: Pirelli 78, Athletes in Action, dos EUA, 75.

FUTEBOL – É dia de Santo André e Palmeiras, hoje, no Bruno Daniel: Arnaldo retorna, depois de cinco jogos.

POLÍCIA – Desmantelado bando que roubava carros.

Em 23 de julho de...

1916 – Na antiga capela do Oratório, em Santo André, é realizada a já tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo, com missa solene e celebração de casamentos e batizados. Após, a proprietária da Fazenda Oratório, Sra. Anna Josephina de Araujo Franco, oferece um lauto almoço aos presentes.

Futebol intermunicipal: em Santo André, Primeiro de Maio FC x The Star Associaton of Brasil.
A guerra. Do noticiário do Estadão: os italianos ocuparam o cume Eiser; os austríacos bombardeiam a Cortina d'Ampezzo.

1956 – Visita Santo André o presidente da COAP do Estado de São Paulo, general José de Souza Carvalho. Houve almoço no restaurante Balderi.

Hoje

Dia do Policial Rodoviário Federal

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste dia 23 de julho: Conceição da Feira (BA), Jacinto Machado (SC), Japaratinga (AL), Pouso Redondo (SC), Santa Cruz Cabrália (BA), Serrolândia (BA) e Viana (ES).


Santos do Dia

Santa Brígida (Suécia, 1303 - Roma, 23-7-1373). Grande mística medieval. Pertenceu à família real sueca. Com o apoio do rei da Suécia, construiu e instaurou 78 mosteiros por toda a Europa.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Rômula
Erondina

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC AM (1570) – Causas nobres. Entrevista com Ilda Dias, diretora do Lar Escola Jesue Frants, de Santo André. Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9).Memória. Primeiro de dois programas para tratar exclusivamente do tema Jogos Olímpicos.

Jornalista Milton Parron, responsável pelo Centro de Documentação e Memória da Band (Cedom), produtor e apresentador do Memória, relata as atrações do programa:

A participação do Brasil em suas edições desde a década de 20, com depoimentos de muitos atletas, alguns conquistando medalhas e outros, sem conquistá-las, obtendo grande destaque em função das dificuldades que enfrentaram conseguindo obter marcas de respeito.

Entre as muitas entrevistas, destaque para João de Oliveira, o João do Pulo, Maria Esther Bueno, Eder Jofre, Ademar Ferreira da Silva, Coronel Vicente Ságuas, Maria Lenk, Torb Grael, Joaquim Cruz e Gustavo Borges.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h da manhã. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;