Setecidades Titulo Educação
Etec andreense Júlio de Mesquita vence desafio de inovação

Alunos criam sistema de prevenção contra explosões causadas por vazamento de gás

Natália Scarabotto
especial para o Diário
26/06/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


Alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, em Santo André, venceram o 3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. O título foi conquistado após o grupo apresentar projeto que consiste em sistema de prevenção contra explosão por vazamento de gás em residências.

O Detect 3 foi o TCC (Trabalhado de Conclusão de Curso) desenvolvido pelos estudantes Leandro Luna, 28 anos, Paulo Gimenes, 27, Marcelo Firmo, 45, e Edmar dos Santos, 39, todos alunos do curso de Eletrônica. O sistema é controlado por sensor que, ao detectar presença de gás, aciona alarme e interrompe o fornecimento de gás e de energia elétrica.

“Percebemos que muitas explosões são causadas porque as pessoas esquecem o gás da cozinha aberto. Então, pensamos em algo que evitasse o acidente, desligando a energia elétrica”, conta Leandro Luna.

Segundo os estudantes, muitos produtos são desenvolvidos para auxiliar depois que os acidentes já aconteceram. Com o Detect 3, a intenção é prevenir o problema, de acordo com Gimenes.

O projeto demorou um ano e meio para ser elaborado como TCC. Para concorrer ao prêmio, passou por adaptações. “Fizemos um sistema sem fio e vamos continuar melhorando. A intenção é mexer no design e tentar baixar o custo para conseguir lançar no mercado ou vender para alguma empresa”, afirma Luna. Atualmente o produto custaria cerca de R$ 350 no varejo.

O 3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios foi a primeira premiação conquistada pelo projeto, que concorreu com trabalhos de todas as Etecs do Estado. “É muito bom ter esse reconhecimento pelo nosso trabalho. Além de servir como um bom marketing, já que queremos vender o produto”, diz Firmo.

FUNCIONAMENTO
O Detect 3 é composto por três partes. A caixa central é responsável pelo desligamento da energia elétrica e também pela emissão do alarme sonoro. É um recipiente pequeno, que pode ser colocado na parede e possui o detector de gás. Há ainda uma válvula instalada na mangueira do botijão que interrompe o fornecimento.

Os alunos acreditam no potencial financeiro do produto e, atualmente, contam com o auxílio da Incubadora de Santo André para transformar o Detect 3 em algo rentável. Segundo os estudantes, uma seguradora e uma empresa de gás entraram em contato com eles, mas ainda não foram marcadas reuniões para discutir a viabilidade do sistema no mercado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;