Esportes Titulo
Técnico do Deportivo La Coruña elogia Djalminha
Do Diário do Grande ABC
18/12/1999 | 16:37
Compartilhar notícia


Quando jogava aqui no Brasil, Djalminha era considerado um bad boy. Nao havia time ou treinador que conseguisse dar jeito no jogador. Mas na Espanha, o craque brasileiro encontrou quem lhe colocasse no eixo. O nome do responsável pela façanha é Javier Iruretagoyena (Irureta), 41 anos, técnico do Deportivo La Coruña, equipe que está na liderança do Campeonato Espanhol nessa temporada, com 33 pontos, até a 15ª rodada.

``A inteligência do Djalminha é fundamental para o time', afirmou Javier Irureta.

O La Coruña, nos últimos 15 jogos disputados (nao está computado o jogo deste sábado, contra o Celta), venceu dez, empatou três e sofreu apenas duas derrotas, uma delas, em casa. A equipe marcou 31 gols e levou 17.

``Eu vejo essa trajetória do Deportivo com muita satisfaçao. É a minha segunda temporada no comando do time e tudo está entrando no eixo', disse o treinador, que acredita em um crescimento ainda maior de seus comandados.

``A equipe está muito segura do futebol que tem apresentado. Tenho certeza que daqui para frente melhoraremos ainda mais', afirmou. E essa melhora, segundo o próprio Javier, tem um motivo especial. Um motivo nao, quatro bons motivos. ``Os brasileiros que estao jogando no Deportivo desempenham um papel importantíssimo. No campeonato espanhol é muito difícil fazer gols, e nós estamos conseguindo fazê-los, graças à criatividade dos brasileiros. A nossa característica é criar oportunidades de gol', disse o técnico. Além de Djalminha, Mauro Silva, Donato e Flávio Conceiçao também atuam pelo La Coruña. Mas, ao que parece, o grande xodó de Javier Irureta é mesmo Djalminha. ``Ele é generoso e tem feito um bom trabalho, tanto para si quanto para o elenco', afirmou o técnico, que nao negou ter conhecido o jeito temperamental do craque brasileiro, mas soube lidar com isso. ``Realmente ele tem uma personalidade aguçada, e muito. Mas esse ano melhorou consideravelmente. O Djalminha nao pensa mais individualmente. No ano passado era pior', comentou. Outro fato surpreendente, de acordo com Javier, é a relaçao de Djalminha com a torcida do La Coruña. ``Ele é muito carismático e os torcedores o adoram. Tem sido o ponto de referência do time'.

A maneira como Javier Irureta tem trabalhado encantou mesmo os brasileiros, a ponto de Djalminha ter deixado de lado a idéia de voltar ao Brasil. ``Há dois meses ele queria voltar para o Brasil para poder disputar o Mundial Interclubes pelo Vasco. Mas conversei muito com ele e consegui convencê-lo a ficar. Mostramos que ele é importante para nós e que poderia se dar bem aqui na Espanha. Precisamos dele', disse. Segundo o treinador a felicidade é recíproca entre espanhóis e brasileiros. ``Eu gostaria de contar sempre com brasileiros e sei que os que estao em La Coruña estao bastante contentes', afirmou Javier.

De acordo com o comandante do La Coruña, existe a possibilidade de mais jogadores brasileiros irem atuar lá neste ano 2000. ``Nós estamos rastreando atletas no futebol brasileiro. Recebemos vídeos sobre eles e mandamos pessoas para aí com o intuito de buscar craques', contou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;