Setecidades Titulo
Em S.Caetano, Faixa Segura prioriza pedestres
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
18/05/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano criou nesta semana o programa Faixa Segura, que visa garantir mais segurança aos pedestres. O projeto consiste em conscientizar os motoristas a respeitarem as faixas em cruzamentos não semaforizados, além de oferecer melhores condições de visibilidade, acessibilidade e sinalização nas travessias.

No Grande ABC, 1.830 pessoas foram atropeladas somente no ano passado, segundo a Polícia Militar. Deste total, 86 vítimas foram mortas. Isso equivale a mais de cinco atropelamentos por dia. Em 2011, seis pessoas morreram em acidentes somente em São Caetano.

Cinco cruzamentos da cidade, nos bairros Santa Paula, Barcelona, Mauá, Osvaldo Cruz e Centro, estão inclusos na fase inicial. Na Rua Serafim Constantino, em frente ao terminal rodoviário, seis fiscais de trânsito orientam os pedestres.

Diretora de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cristina Baddini explica que, inicialmente, não estão previstas multas. "A primeira fase do programa é apenas educativa. Depois, vamos expandir para a cidade inteira. A ideia é, no futuro, fazer a fiscalização, inclusive com sanções".

Cristina avalia que o projeto pode ajudar também na conscientização de motoristas de outros municípios. "Quem vem de Santo André, por exemplo, tem de respeitar a faixa aqui. Quando ele voltar para a cidade dele, não tem por que não respeitar lá", avalia.

Entre os planos da administração, informa a diretora, está a elevação de algumas faixas de pedestres, de forma que a travessia seja no mesmo nível da calçada. Dessa forma, o motorista é obrigado a reduzir a velocidade nos pontos por onde as pessoas cruzam a pista.

Uma das vias que receberão as chamadas lombofaixas será a Avenida Tijucussu. A Prefeitura pretende também colocar contadores de tempo em todos os semáforos da cidade.

 

Consórcio quer projeto semelhante em toda a região

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pretende estender o projeto de travessias seguras em todos os municípios da região. O Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana deverá apresentar o tema na próxima assembleia geral entre os prefeitos, que será realizada no início de junho.

Em nota, a entidade informa que o objetivo é seguir na região o modelo adotado em Brasília - cidade conhecida pela boa relação entre pedestres e motoristas. Na Capital Federal, o condutor que desrespeitar as faixas de travessia é multado.

A Prefeitura de Santo André informa executar ações para melhorar a sinalização das travessias e alertar a população sobre o respeito às travessias. Em São Bernardo, a administração tem o programa Travessia Segura - De Volta Às Aulas, cujo objetivo é evitar acidentes envolvendo crianças e adolescentes. As demais prefeituras não se manifestaram em relação a programas de proteção ao pedestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;