Cultura & Lazer Titulo
Cullberg dá sua versão para 'O Lago dos Cisnes'
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
08/09/2001 | 17:00
Compartilhar notícia


Em turnê pelo Brasil que começou no Rio de Janeiro e termina em Porto Alegre, o Cullberg Ballet, da Suécia, apresenta a partir deste domingo, no Theatro Municipal de São Paulo, uma montagem diferente do clássico O Lago dos Cisnes. Também ator e diretor de teatro, Mats Ek assina a coreografia.

Por encomenda, o músico russo Piotr Tchaikovski (1840-1893) escreveu a partitura do balé em 1875. O francês Marius Petipa coreografou O Lago dos Cisnes em 1884, dando os contornos clássicos, dentro da linguagem da dança, à música de Tchaikoviski.

Mas a versão de Ek guarda poucas semelhanças com o original. Há na adaptação do coreógrafo sueco uma relação edipiana do príncipe Siegfried – que no original declara-se a uma jovem transformada em cisne por um mago – com a rainha. Em sonho, ele encontra seu cisne ideal – mas ela é vigorosa, nada tem da jovem indefesa original.

O Cullberg Ballet, que viaja com 21 bailarinos, esteve no Brasil em 1989. Fundada em 1967 por Birgit Cullberg, a companhia destaca-se por uma visão da dança que derruba fronteiras culturais. O grupo conta com intérpretes de diversas nacionalidades e costuma convidar coreógrafos consagrados como o theco Jirí Kilián e o português Rui Horta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;