Cultura & Lazer Titulo
São Paulo recebe festival de cinema francês
02/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Festival Varilux começa hoje em São Paulo, quinta-feira no Rio e prossegue até dia 10 em mais sete capitais. A programação é composta por dez filmes franceses inéditos.

O melhor - mais rigoroso - desses títulos talvez seja "Hadewijch", de Bruno Dumont, que passa quinta, às 14h, na Reserva Cultural. O próprio cineasta deveria integrar a delegação francesa que hoje dá entrevista na cidade, mas Dumont, à última hora, cancelou sua participação.

Para substituí-lo, virá a atriz Julie Sokolowski. Acredite. Ela será uma surpresa. Julie não é atriz profissional. Ela vem da academia, da universidade, e possui discurso erudito - puro racionalismo francês -, raro de se encontrar numa intérprete. O próprio Dumont é de um rigor absoluto.

Possuído pelo desejo de realizar um filme, ele o escreve de forma literária, como se fosse um livro. "É uma forma de penetrar no espírito dos personagens e nos meandros da ação. A escrita me fornece um conhecimento mais aprofundado sobre o que pretendo dizer", diz Dumont.

As sessões de hoje terão três filmes na Reserva Cultural ("O Pequeno Nicolau", às 9h; "Coco Chanel e Igor Stravinsky", 21h30; e curtas "X Femmes", 0h30) e dois no Unibando Arteplex ("O Dia da Saia", 19h30; e "8 Vezes de Pé", 21h40).

Festival Varilux de Cinema Francês - No Unibanco Arteplex - Rua Frei Caneca, 569, São Paulo. Tel.: 3472-2365. Ingr.: R$ 20. E na Reserva Cultural - Avenida Paulista, 900, São Paulo. Tel.: 3287-3529. Ingr.: R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;