Setecidades Titulo
Semasa abre pontos de estudo do solo de área do Viaduto Cassaquera
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
18/08/2009 | 08:00
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ontem a abertura dos cinco pontos no terreno nas proximidades do Viaduto Cassaquera que permitirão a realização da prospecção ambiental. O estudo vai confirmar se a área está ou não contaminada.

Repassado ao governo do Estado em março do ano passado, o espaço de 12,5 mil metros quadrados localizado entre a Avenida dos Estados e a linha férrea foi doado à Fundação Casa para a edificação de duas unidades de internação para jovens infratores do município.

Cada um dos cinco pontos terá 50 metros quadrados de área. A abertura dos espaços é necessária pois o local está completamente coberto por entulho e sem a retirada de parte dos resíduos os equipamentos de sondagem não conseguiriam alcançar o solo para realizar a investigação.

Em algumas porções, o descarte de materiais formou um aterro com aproximadamente seis metros de altura. Para movimentar a terra e o entulho, uma escavadeira hidráulica da autarquia teve de ser acionada.

A expectativa do Semasa é de que os trabalhos estejam concluídos até o fim desta semana. Após o término da fase, a Fundação Casa irá iniciar a prospecção ambiental, que deverá determinar se os prédios poderão ser instalados no terreno sem oferecer risco de contaminação aos internos e funcionários. O laudo deverá ficar pronto em 40 dias.

CONTAMINAÇÃO - A prospecção ambiental é necessária porque, em 2005, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) realizou sondagem e detectou, em amostras de água coletadas na área, a presença de chumbo e arsênio em concentração pouco acima da quantidade permitida.

Se o resultado do estudo garantir a viabilidade do empreendimento, para que as obras civis possam ter início, ainda será preciso sanear todo o terreno. Segundo a Prefeitura de Santo André, a limpeza da área poderá custar até R$ 5 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;