Setecidades Titulo
Caixa faz feira de imóveis para policiais do ABC
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
01/05/2001 | 19:23
Compartilhar notícia


A Caixa vai organizar uma feira de imóveis exclusiva para policiais militares e civis do Grande ABC entre os próximos dias 7 e 12, no Shopping Santo André, na rua Álvares de Azevedo, no Centro de Santo André. A intenção do projeto é trazer para a região policiais que moram na capital ou em outras cidades da região metropolitana do Estado e litoral. Um levantamento não-oficial, feito pelos próprios soldados, aponta que cerca de 25% do efetivo que trabalha na região mora em cidades vizinhas. Os comandos das Polícia Militar e Civil da região concluíram as negociações com a Caixa na última quinta-feira, em Santo André.

De acordo com Elaine Mascarenhas, gerente de mercado da Caixa, as negociações com os comandos de corporações policiais cresceram a partir de 1996, quando foi assinado o primeiro convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que beneficiou a cidade de Osasco. Na região, a discussão começou há um mês. “É a primeira vez que iniciamos um projeto como esse no Grande ABC”, disse.

Serão colocados à disposição dos policiais cerca de 300 imóveis, recuperados pela Caixa por meio de penhoras, ou adjudicados pelo banco por falta de pagamento dos antigos mutuários. “Esses imóveis terão valor entre R$ 25 mil e R$ 70 mil. Financiamento especial para os policiais não será feito, mas a feira servirá como um local onde corretores de imóveis apresentarão todas as condições de negociação e os próprios imóveis, que podem variar de uma quitinete a um apartamento com três quartos”, disse a gerente.

Outra forma sugerida pela Caixa é a aquisição de um imóvel por carta sociativa, que consiste no pagamento do imóvel desde o início da construção. Neste caso, a família do policial precisa de renda mensal de 20 salários mínimos. “A idéia é que os policiais formassem grupos e negociassem o terreno e a obra com uma construtora. A partir disso, a Caixa entra com o financiamento. Essa negociação pode ser facilitada com a participação de entidades de classe ou pelos Consegs”, explicou.

As delegacias seccionais de São Bernardo, Santo André e de Diadema, e o comandante do CPA/M-6 (Comando de Policiamento Metropolitano 6), responsável pela Polícia Militar no Grande ABC, estão desenvolvendo um levantamento dos policiais interessados na feira e nos financiamentos oferecidos pela Caixa. O programa será adequado com a renda dos policiais.

O delegado seccional de São Bernardo, Mario Jordão Toledo Leme, disse que o levantamento será feito nesta semana, diretamente com o efetivo policial. “É importante fixarmos o policial na mesma região em que vive”. O mesmo será feito nas demais seccionais.

De acordo com Ivan Martins, presidente do Conseg (Conselho de Segurança) de São Bernardo, a oferta de imóveis a preços mais acessíveis aos policiais vai melhorar o rendimento do policiamento na região. “Não adianta apenas trazer os policiais para o Grande ABC, mas é preciso melhorar a qualidade de vida deles.”

Para o delegado seccional de Santo André, Dejar Gomes Neto, a iniciativa vem somar ao convênio feito com quatro universidades da região, que vai oferecer apoio psicológico aos policiais. “Isso tudo dá mais tranqüilidade para trabalhar. Alguns vivem em cortiços e em contato direto com marginais. Esse programa dá mais ânimo aos policiais.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;